sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Session Report : Dez. 18 - Calabouço das Peças

Ontem rolou o que pra mim deve ser o último Calabouço do ano, e acabou que foi um dos mais vazios dos que eu já participei, mas isso não quer dizer que não foi divertido.

A noite começa comigo, Cadu e André Boné jogando uma boa partida de Kingsburg. Eu já tinha gostado do jogo, então foi só uma afirmação, a partida foi indo disputada até quase as últimas rodadas quando o Cadu abriu uma boa vantagem e acabou ganhando me deixando em segundo e o André a poucos pontos atrás.


Foto do tabuleiro do Kingsburg. Foto BGG.

Depois disso chegaram o Carlão e o Arthur, com o André tendo que ir embora começamos uma partida de RISK Express para pensar no que jogar depois. A partida foi bem mais marcada que a primeira e acabou que depois de umas dicas e de umas roladas muito ruim dos adversários o Carlão levou a partida, eu fiquei em segundo, Cadu em terceiro e Arthur em último (mas que fique bem claro que ele conquistou um território).

Com a substituição do Arthur pelo Franklin na mesa rolou uma partida do Red Novemver, outro jogo que foi afirmação de diversão. Por mais que a gente tentasse correr para apagar os incêndios (acreditem, foram muitos) acabou que sempre um dos gnomos ficava com a mão podre (Gnomo BURRO!) e estragava tudo, o resultado foi um sufocamento perto da chegada do resgate. Vida ruim.


Gnomos atrapalhados no Red November. Foto BGG.

Aí chegaram o Bouzada e o Camilo e decidimos jogar um jogo sério, aí puxou-se o Die Macher. Foi meu primeiro contato com o jogo, e tenho que confessar que depois de quase duas horas de explicação de regras definitivamente ele é o jogo mais complexo que eu já joguei.

Bem, o jogo é uma corrida atrás de votos em 7 cidades alemãs, mas cada cidade é decidida uma por uma, e você pode ir interferindo nas votações futuras manipulando a mídia ("meu partido só tem 5 segundos... É POOOOOOCO!"), comprando votos, aumentando sua bancada, pensando nas coligações e planejando sua plataforma de campanha.


Politicagem alemã no Die Macher. Foto BGG.

Na nossa partidas as eleições eram bem disputadas, e as coligações em duas (das 4 votações) foi determinante para vitória, o Cadu tava conseguindo manipular as pesquisas, graças as altas doações que eram feitas e que ninguém do partido desconfiava de nada e com isso, mesmo não ganhando as eleições, conseguia muitas cadeiras nos estados e estava na frente quando decidimos parar, mas como foi dito o jogo muda muito e existem uma série de pontuações no final então essa vez serviu para aprender o jogo (o que reduz em duas horas a próxima partida).

Enfim, é um jogo muito bem planejado e pesado, com uma mecânica super bem amarrada ao tema. Tem que se levar em consideração que jogamos até 4:30 e só fizemos eleições em 4 estados. Mas eu gostei muito do jogo, apesar do tema, jogarei ele outras vezes.

7 comentários:

Fabio disse...

Pô, ótima joga. Die Macher é pedreira. Abs

Cacá disse...

Fala Formiga... Foi boa mesmo, pena que o DM rolou tão tarde, acho que se o jogo fosse mais cedo eu ia aproveitar mais... Mas ele é fodão mesmo...

Abraços...

Cadu disse...

Blz Cacá?!

Die Macher é excelente, muito complexo e demorado. Ao contrário do que alguns pensam, no entanto, é um jogo que tem um fator sorte mediano.
Estarei fazendo uma resenha em breve.

Obs: Você só esqueceu de comentar que o Cadu "Lobo Solitário" venceu sozinho a primeira eleição contra uma coligação do partido rosa (Bouzada) com o partido vermelho (Camilo).

[]s,

Cadu.

soledade disse...

4 coisas:
O Red November está para experimentar em breve. Este é o ano dos cooperativos.

O Bolsão de Craques foi, finalmente, cortado, e está pronto a experimentar. Espero que até ao final do ano.

O Die Macher não é jogo casual, para se pensar assim "olha, já sei, vamos jogar um Die Macher"! Não! Tem de se combinar com uma semana de antecedência. Tipo, "para a semana jogamos Die Macher" :) É um grande jogo.

Finalmente, um feliz natal para todos.

Abraços
PS

Cacá disse...

Valeu Soledade, para todos os amigos aí de Portugal transmita meu FELIZ NATAL tb...

Espero notícias sobre o Bolsão... hehehehe...

Abraços do Brasil

Kinho, El Primoroso disse...

Red November é bem melhor que o Pandemic. Que 2009 seja cheio de bons eventos lúdicos, mesmo que sejam pequenos e caseiros! :-)

Cacá disse...

Valeu Kinho... boas jogas para você tb... =)