sexta-feira, 23 de julho de 2010

Resenha : GIPF Project - Última parte

Nessa quinta-feira consegui jogar o último título da série, o TAMSK, e finalmente posso terminar as minhas resenhas sobre esse excelente grupo de jogos.



MECÂNICA : O TAMSK foi lançado em 1998 e originalmente seria o segundo título da série, mas acabou sendo renegado e substituído pelo TZAAR.

Diferente de todos os seus "irmãos" ao jogá-lo fica bem claro por que ele acabou saindo do projeto. Nele cada jogador tem ao seu dispor 3 ampulhetas e 32 aneis. O objetivo do jogo é ficar com menos aneis possíveis.



Para isso o jogador move uma ampulheta e onde ele parar deixa um anel. Só que cada espaço do tabuleiro comporta uma quantidade fixa de aneis, uma vez totalmente ocupada aquela casa não pode mais ser usada. A premissa é bem interessante, só que aí entram as ampulhetas que fazem com que seu jogo fique dinâmico demais e perca um pouco em estratégia (que é para mim o ponto máximo da série).

DIVERSÃO E REJOGABILIDADE : Ele é sem dúvida o mais rápido de todos, mas em contra-partida é o menos divertido. Apesar de uma idéia super interessante enquanto jogamos o fato de termos que prestar atenção nas ampulhetas, para onde vamos, o que o outro jogador tá fazendo tudo isso de uma vez faz com que o jogo não seja tão legal quanto se esperava.

NOTA : 7,5



IDÉIA : Além dos 7 jogos o autor Kris Burm pensou em aumentar ainda mais a rejogabilidade, para isso ele criou os Potencials.

Eles são uma série de peças que junto a aos jogos dão poderes diferentes as existentes, existem 6 tipos de Potencials (cada uma com o nome dos 6 jogos iniciais). Confesso que ainda não testei nenhum deles, mas acho que os jogos originalmente tem tanto a oferecer que acho que ainda vai demorar até que eles vejam mesa.



CONCLUSÃO : O GIPF Project é para mim a série mais completa de jogos, pois cada um te remete a uma forma diferente de agir e de ganhar as partidas, se você jogar o primeiro a chance de acabar comprando todos eles é muito grande (como foi meu caso), e com certeza vai te garantir algum tempo de boas jogatinas.

Nenhum comentário: