terça-feira, 31 de maio de 2016

Siberia e Eminent Domain - Card games

Um dos grandes filões dos jogos modernos é transformar seus sucessos em versões "dice" ou "card game", as vezes com algum sucesso, outro nem tanto, mas muitos jogos tem seguido esse caminho.

Mesa do Siberia durante a partida - Filler para até 4 jogadores.

No último Castelo das Peças tive a oportunidade de jogar dois exemplos, o Eminent Domain : Microcosm e o Siberia : The Card Game.

Vou falar um pouco da experiência de cada um e uma vez que não joguei suas versões de tabuleiro, não vou poder traçar um paralelo ou fazer comparações.


Esse é um jogo para dois jogadores muito rápido e simples. Ele funciona no esquema de deck-building onde a gente tem sempre três cartas à disposição para compra, os planetas a serem explorados e nosso turno compramos uma carta, usamos a ação dela e partimos pra próxima.

Ele não dura meia hora de partida e é legalzinho para conhecer, me deixou com vontade de jogar novamente só pra firmar a posição, mas a princípio achei um jogo bem meia-boca.


Já o Siberia é um filler bem mais interessante. Ele é basicamente um set-collection onde os jogadores vão usando duplas de cartas iguais para pegar produtos que vão dar pontos no final do jogo.

Você também pode pegar novos trabalhadores para pegar mais produtos, Investidores que dão mais pontos em determinada coisa e vendedores que aumentam o valor de determinado produto.

Mesa do Eminent Domain : Microcosm - Filler para 2 jogadores.

Outro filler rapidinho (esse dura pouco mais de meia hora) e tem decisões mais legais durante a partida.

Ambos são rapidinhos, e jogaria novamente, mas não entraram na minha lista de jogos à serem comprados.

2 comentários:

nielison disse...

amigo, um porém: a versão original do 'eminent domain' não é um jogo de tabuleiro, mas também um card game. aliás, é um deck building misturado com role selection excelente, um dos melhores card games que já joguei.

não cheguei a jogar, mas pelos reviews que vi, a versão 'microcosm' não segue muito o sistema do original, apesar de ter esse aspecto de deck building. é um jogo ambientado no mesmo universo (e usando a mesma arte) do original, feito pra ser um filler com somente dois jogadores.

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Valeu Nielison pela observação... Gosto muito de deck-buildings, vou dar uma olhada na versão "grande" do Eminent Domain então... ;)