quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Jogo bom tem que ser divertido?

Jogo de tabuleiro é pra divertir e entreter.

Outro dia alguém da fanpage da Boardgames Brasil levantou a bola sobre se todo jogo para ser bom tem que divertir, achei que valia escrever um pouco sobre isso e eis aqui minha opinião sobre o assunto.

Vamos partir do princípio de que as coisas que me divertem, não necessariamente vão divertir outra pessoa, passando isso pros jogos tenho vários exemplos de amigos que se divertem fazendo contas, pensando em probabilidades e outros que simplesmente se divertem em destruir a base inimiga.

Tendo isso como pensamento, o que podemos chamar de diversão nos jogos de tabuleiro?
 
Imagem & Ação, me divertiu por anos, hoje já não mais.

Desde tempos imemoriais, os jogos de tabuleiro são um instrumento de entretenimento, tanto para as crianças, quanto para adultos, e trazendo para minha realidade, já me diverti muito com WAR e Imagem & Ação, que hoje já não me divertem mais.

Nos jogos modernos vejo mesas se divertindo horrores com Munchkin, e ele é um jogo que me irrita profundamente, já outro dia passei quase 5 horas jogando Twilight Imperium 4ªed. me divertindo pra caramba.

Mas você vai dizer que são jogos totalmente diferentes, que não dá pra comparar se são bons e divertidos, então eu vou te dar dois exemplos : Caylus e Agricola.

Agricola é muito mais que Caylus (mas há quem conteste).

Ambos são worker-placement "raiz", só que uma partida de Agricola me diverte, eu termino uma partida dele querendo jogar de novo, enquanto eu não consigo jogar Caylus mais, o jogo me deixa entediado e torcendo para que acabe logo, mas não tiro o mérito dele.

O lance é que o jogo pode ser bom sem ser divertido, acontece muito, MAS pra mim jogos que divertem terão sempre primazia na hora de escolher uma partida, sendo assim é certo que eu vá sentar numa mesa de Pablo ao invés de uma de Tigris & Euphrates, mesmo sabendo que esse segundo é um jogão, mas pra mim ele é chato que doi.

Então, depois de escrever um monte, a minha resposta para o amigo do Face : Jogo bom deve ser divertido pra quem joga, a experiência tem que ser boa, se ele não for divertido pra ninguém com certeza ele não será bom.

Mas nem sempre todos se divertem jogando.

Nenhum comentário: