sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

TOP3 : Jogos de Corrida


Para fechar o ano de 2017 um TOP3 com jogos de corrida onde vou focar só nos jogos realmente com largada e chegada, não vou entrar no mérito de jogos como Montana (uma das surpresas desse ano) ou outros jogos em que você precisa terminar alguma coisa antes dos outros, o negócio aqui é pé no acelerador... ou no cachorro, como vocês vão ser a seguir.


Meu terceiro lugar vai para um jogo de corridas muito peculiar, Powerboats é uma corrida de barcos que tem por objetivo contornar as boias que estão no circuito e voltar ao ponto de partida.

O diferencial dele é que o motor usa dados de 3 lados, que você pode manter na velocidade, baixar, ou aumentar, adicionando ou subtraindo dados e re-rolando sempre que chega a sua vez de jogar.


Outra coisa é que seu barquinho só anda em linha reta, sempre ao final do movimento você direciona o bico do barco para uma das três posições possível do hexágono e no próximo turno, linha reta de novo, o que garante batidas bem interessantes com a aposta nos dados. ADORO!


Em Snow Tails, saímos da água e vamos para corridas de trenó na neve, puxados pelos simpáticos husky-siberianos.

As regras de movimentação dele são as mais brilhantes, você tem cartas numeradas de 1 a 5, dois espaços para elas (o cachorro da direita e o da esquerda) e os freios. A sua quantidade de movimentos é o somatório das cartas menos o freio e a quantidade de casas que você pode ir para direita ou para esquerda é definido pela diferença entre um cachorro e outro (se você tem o cachorro da direita com 3 e o da esquerda com 5 você vai pode andar duas casas para direita).


Fazer essas continhas no jogo é fundamental para um bom desempenho, pois cada vez que você bate em algum obstáculo, ganha uma carta de dano, que vai diminuindo a quantidade de cartas que você compra, deixando por consequência menos opções para você.

Snow Tails ainda por cima tem circuito modular, um monte de obstáculos, como pinheiros e desmoronamentos, e poxa, é uma corrida de trenós!!!!


Em primeiro lugar um jogo de corridas CLÁSSICO, Formula Dé foi criado em 1991 (recebendo uma nova edição caprichada em 2008) e até hoje é o jogo de corrida mais legal e gostoso de jogar entre todos.

Com circuitos clássicos do Formula 1 mundial, o jogo tem um sistema extremamente simples de movimentação, DADOS! Só que cada marcha tem um dado diferente a ser rolado com uma numeração equivalente a rotação do seu carrinho.


Então não espere tirar números baixos em rotações mais altas, certeza de precisar gastar freio ou pneu para conseguir ficar nas curvas (onde precisamos geralmente gastar um ou mais turnos antes de sairmos dela).

O boardzinho de cada jogador garante que não nos percamos nas marcações, e que fiquemos de olho se ainda dá pra queimar um pneu ali ou gastar um motor acolá (para baixar mais de uma marcha de uma vez só).


Na reedição de 2008, foram adicionadas regras de corrida de rua também, nada muito significativo, mas acabaram dando uma renovada num jogo que poderia estar na esteira do esquecimento pela idade dele.

Não fossem todos esses motivos para deixar o Formula Dé no topo, ainda temos a parte colecionista de tentar conseguir os diversos circuitos que saíram de 91 para cá e até mesmo tentar criar os seus próprios e por isso ele está no topo do pódium do TOP3 Jogos de Corrida.

Nenhum comentário: