quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Miguel Strogoff


No final do século XIX, o Coronel Ivan Ogareff se une aos Tártaros para dar um golpe e invadirem o Império Russo, com as linhas de comunicação cortadas entre Moscou e a capital da Sibéria, o Czar conta apenas com a velocidade dos seus mensageiros para avisar o Gran Duque em Irkutsk da ameaça que vai em sua direção.

Baseado no livro homônimo do grande Julio Verne e chegando no mercado brasileiro pela Devir Brasil, Miguel Strogoff é um jogo de corrida com gerenciamento de mão, onde os jogadores competem entre si para chegar primeiro até Irkutsk antes que o traidor consiga completar sua invasão, nesse caso, todos perdem.

O jogo funciona em várias rodadas que são divididas em dois turnos distintos, o Turno do Mensageiro, onde os jogadores podem pedir ajuda aos aliados do Czar e realizar uma das ações do jogo e o Turno do Traidor, onde o Coronel Ivan avança na sua trilha até Irkutsk e outras coisas podem acontecer.

 Seu mensageiro e o caminho cheio de perigos para resolver.

No Turno do Mensageiro os jogadores usam cartas de ação para pedir ajuda aos aliados, que são seis no jogo, mas ficam no máximo quatro disponíveis, depois disso existem 3 ações possíveis, a primeira e mais importante é avançar na trilha até Irkutsk.

Para avançar você gasta um dos seus pontos de vida, pega uma carta de perigo para colocar na trilha de perigos da viagem e avança seu meeple uma casa.

A outra ação é tentar se livrar dos perigos da sua trilha de viagem, e para isso você gasta cartas da sua mão, obedecendo uma ordem, você pode gastar uma carta com o mesmo ícone do perigo, ou duas cartas iguais mas com ícone diferente do perigo a ser descartado, e ao descartar esses perigos, como recompensa, você pega uma dessas cartas descartadas e ganha um benefício permanente.

As cartas, principal "arma" para lutar contra o Coronel Ivan.

Qual o lance desses perigos? Conforme você avança e compra novas cartas para sua trilha de viagem, no momento em que sair o segundo ícone igual você vai receber TODAS as penalidades da trilha, então você pode jogar com a sorte, ou ir tentando resolver essas crises.

A terceira ação possível é descansar,  nessa ação você pode pegar cartas para sua mão, ganhar pontos de vida ou desvirar cartas de perigo que tenham sido viradas em algum momento do jogo (você só pode resolvê-las se estiveram viradas para cima).

Ao terminar a Fase dos Mensageiros, começa a Fase do Traidor, onde abrimos uma das cartas de ação do jogo, que vem com três informações, a primeira é quantas casas o Coronel Ivan avança, outras informações é se a espiã entra no jogo, se entra um novo aliado, se os jogadores ganham cartas, se rolamos um dado para ativar efeitos permanentes e finalmente os Tártaros também se movem.

 E pelos caminhos da Rússia, muita
dificuldade para chegar a Irkutsk.

O jogo vai avançando dessa forma até alguém chegue a Irkutsk. Caso seja um dos jogadores, ele precisa batalhar com o traidor também através de cartas, e caso consiga torna-se o vencedor, e no caso do Coronel Ivan chegar primeiro, os Tártaros avançam até Moscou rapidamente, e ao chegarem lá, todos perdem.

O jogo precisa de bastante planejamento caso você queira vencê-lo, pois ele é bem apertado e praticamente tudo conspira para ajudar ao Coronel, então não pense que vai encontrar um jogo molezinha pela frente e que sair avançando pelos duros caminhos da Rússia.

Mas Miguel Strogoff é bem bacana, tem um preço muito convidativo, arte caprichada e é daqueles jogos para ter na ludoteca de eventos e na coleção de jogos leves bacanas.

Mas ganhar do Coronel é bem complicado!

Nenhum comentário: