segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

TOP3 : Commands & Colors


Commands & Colors é um sistema criado pro Richard Borg em 2000 com o Battle Cry e que visava simplificar os wargames deixando mais fácil para os jogadores menos experientes.

Esse sistema se popularizou e hoje existem várias versões, com os mais diversos temas envolvidos, mas a mecânica principal se mantém basicamente a mesma, um mapa setorizado, tipos diferentes de unidades, cartas para realizar as ações e dados customizados para resolver os conflitos em vários cenários propostos em cada jogo.

Aqui no blog somos fãs do sistema, e vamos fazer um TOP3 diferente, analisando os jogos nos quesitos regras, componentes e tema, e vocês decidem em qual série investir.

Battle Cry : Foi a primeira versão sistema.

O Ancients é ambientado nas primeiras batalhas da história, pegando de 3000 AC até 400 DC, focado principalmente no Império Romano o bacana dele é a presença dos líderes, que dão uma dinâmica diferente ao jogo.

Além dos líderes, que fazem com que as unidades tenham certos benefícios durante os combates e a movimentação, temos as unidades montadas e os elefantes que saem atropelando os inimigos, e por só pela existência já fazem do Ancients um jogão!

O Ancients poderia ser fácil o melhor do sistema C&C, mas os componentes não ajudam, ao contrário da maioria dos jogos do autor, ele usa blocos de madeira com adesivos e além disso tem uma arte muito simplista, que deixa o jogo mais feio em comparação com os outros da série.


REGRAS : 1º / COMPONENTES : 3º / TEMA : 3º

Battlelore 1ª Ed. foi o segundo da série a ser lançado pela Days of Wonder, que vendeu os direitos para a Fantasy Flight, que acabou encerrando a série para lançar uma 2ª Edição que não fez tanto sucesso quanto seu antecessor.

No Battlelore temos como cenário lutas medievais, só que o grande lance aqui é a forte influência do mundo da Fantasia, neste jogo temos mágica, temos monstros, temos outras raças, enfim, um universo que muitos de nós somos fãs.

Contando com esse diferencial, regras muito bem acertadinhas e expansões bacanas que trazem criaturas novas, unidades diferentes (como os anões bardos) e DRAGÕES, o Battlelore poderia ser fácil, o melhor da lista, mas a visualização dele no mapa é um pouco mais confusa (todas as unidades tem a mesma cor o que diferencia são as bandeiras) e o excesso de detalhes transformam ele num jogo menos acessível, isso além do fato dele ter sido descontinuado.


REGRAS : 3º / COMPONENTES : 2º / TEMA : 2º 

Deixamos o melhor para o final, Memoir'44 é um daqueles jogos que você se apaixona a primeira partida, um dos grandes sucessos da Days of Wonder até hoje, ele é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e pra mim é o jogo definitivo da série Commands & Colors.

Apesar de ter desvirtuado um pouco do sistema, usando níveis de unidades e não cores, o Memoir'44 faz melhor o que o Richard Borg propôs, transformar a experiência de um wargame em uma coisa fácil para qualquer público.

Memoir'44 : Ideal para todas as idades!

Só com o jogo base você já consegue brincar muito, mas a editora caprichou nas expansões que abrangem praticamente todos os cenários da guerra, e caprichando na caracterização das nações envolvidas.

O único defeito do Memoir'44 é ainda não ter chegado ao mercado brasileiro, tenho certeza que a hora em que for lançado por aqui vai ser um sucesso instantâneo.


REGRAS : 2º / COMPONENTES : 1º / TEMA : 1º

Nenhum comentário: