quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Relembrando o Senha / Mastermind


Lançado em 1971 como Mastermind e lançado no Brasil pela Grow anos depois, o Senha é foi possivelmente o primeiro jogo de dedução de muitos jogadores da minha geração.

Nele um dos jogadores prepara uma sequência de 4 cores dentro de 6 possíveis e os outros jogadores precisam adivinhar a sequência correta, e para isso vão "chutando" a ordem e recebendo dicas.

O jogo segue por até 10 rodadas, se ao final das 10 os jogadores não acertarem, quem fez a combinação ganha, caso contrário os outros jogadores levam.

 Quem tem mais de 30 anos vai com certeza lembrar
do espião da capa dessa versão da Grow.

Um dos grandes lances do Senha/Mastermind é que o recurso usado para dar as dicas também  você acaba encontrando em jogos mais elaborados, como é o caso do divertido P.I. do grande Martin Wallace ou até mesmo em puzzles de jogos eletrônicos.

Outro ponto forte do jogo é que ele é praticamente funcional para todas as idades, você pode atrair a atenção da mulecada dos 8 aos velhinhos de 80, pois ele é um exercício de lógica tão gostoso e divertido que agrada a todos.

As versões mais novas ficaram mais bonitonas,
mas mantendo o aspecto clássico.

Uma curiosidade legal sobre o Senha/Mastermind é que o seu autor, Mordecai Meirowitz, tem apenas essa criação no seu currículo. Ele que é um engenheiro de telecomunicações, viu seu jogo vender mais de 50 milhões de cópias pelo mundo todo e foi considerado um dos jogos mais bem-sucedidos dos anos 70.

A simplicidade das regras e a velocidade como o jogo se desenvolve, fazem dele um daqueles clássicos atemporais que vão ganhando novas caras através dos anos e ainda hoje encontramos com ele pelas prateleiras das lojas de brinquedos.

Clássico para todas as idades.

Nenhum comentário: