quarta-feira, 14 de março de 2018

Diversão Offline SP : Editoras e Premiações


Na segunda parte das matérias sobre o Diversão Offline de São Paulo, vamos falar hoje das editoras, seus lançamentos e das duas premiações que rolaram, o Prêmio Ludopedia e o Goblin de Ouro.
Logo ao chegar no Centro de Eventos éramos recepcionados pelo tapete vermelho da Red Box, que estava com mesas de vários jogos de RPG e tabuleiro. Dentre os destaques o FrogRiders que fez a alegria da criançada e o Big Book of Madness já todo em português.

Dos mega-estandes íamos direto para o da Mandala que teve como destaque as "big" árvores do Fotossíntese que ficaram decorando todo o estande e é claro, o próprio jogo que vendeu como água, além do Covil do Luis Brueh que estava sendo entregue e estava lindão e dos futuros lançamentos com o aguardadíssimo Gaia Project (sucessor espacial do Terra Mystica) e o VAST (que já falamos aqui no blog e é excelente).

Até os estandes "menores" sempre cheios.

Para vocês terem uma ideia, as filas não paravam de aumentar, e as pessoas as vezes saíam com mais de uma cópia do jogo, que estava com um preço inacreditável.

Aliás, vale ressaltar aqui que os preços estavam fazendo diferença, praticamente todas as editoras estavam com preços especiais em seus jogos e acessórios, e o público estava comprando, não era difícil ver a galera com sacolas e mais sacolas rodando pelos corredores.

O estande dos amigos da Meeple BR pra mim foi um dos destaques, o palco para receber o pessoal dos canais para trocar ideias e fazer os anúncios foi uma sacada de mestre, com tudo sendo transmitido via streaming ao vivo.

Na Red Box, um tapete vermelho ao público.

E olha que eles tinham o que anunciar, tem muita coisa boa chegando para um catálogo que na minha opinião, é um dos melhores do país, além que pegarem para si a distribuição dos jogos da Arcano Games. Vai ter o Triora (do Michael Alves), Colt Expres, a série Tiny Epic, CO², reprint do Terraforming Mars com as expansões, enfim, os caras não estão para brincadeira esse ano.

O último "mega-stand" ficou por conta da galera da Conclave, que também não veio só fazer número, no ano em que comemoram 15 anos de atividades, os anúncios não foram poucos, vai ter Flamme Rouge e INIS, além de vermos que os caras assinaram com o Teseu, que foi destaque no último Diversão Offline aqui do Rio e o Gnomópolis dos amigos Igor Knop e Patrick Matheus.

 Sucesso garantido, o Jenga Gigante do estande da Mitra.

Pelo restante do pavilhão as nenhuma editora fez feio. O estande da Bucaneiros não parou com o seu A Tale of Pirates, a Papegames era só sucesso rodando mesas dos recém lançados Luna e Manhattan Project : Chain Reaction, na Sherlock SA eles anunciaram os jogos Mistfall e Kanban, um dos mais bem cotados do Vital Lacerda, na LudensLab o interessante Abstratus, na Geeks'n'Orcs o Melvin vs. Kronk não parou um momento. Cara, é muito coisa que com certeza eu vou esquecer de alguém.

O fato é que estava todo mundo empenhado a mostrar jogos recém lançados, o que vai chegar em breve, como a Dijon, a Legião e a Potato Cat que estavam com o Café Express e o Crop Rotation lindões e prontinhos para venda e Os Incríveis Parques de Miss Liz já com a arte finalizada deixando mais ansioso quem pegou o jogo no financiamento.

 Na Meeple BR, o espaço nota 10 para conversar
com os canais ao vivo.

Agora, quem "monopolizou" as atenções no auditório foi o pessoal da Galápagos Jogos. Toda era com a chancela deles, então além das palestras (que comentamos na primeira postagem) eles usaram o espaço para seus anúncios, e que não foram poucos.

Anunciaram todas as expansões do Eldritch Horror até 2019, o Azul, o Massive Darkness, o Dice Forge eram jogos que até de uma forma ou outra já eram esperados, mas o anúncio do Mage Knight, esse sim surpreendeu, até por ser um jogo que não tem muito o perfil da editora, mas que é um dos jogos mais bacanas do Vlaada Chvátil.

Tinha Fotossíntese saindo igual água.

No espaço da Galápagos também aconteceram os dois prêmios do evento, o Prêmio Ludopedia, voltado aos jogos de tabuleiro e o Goblin de Ouro, voltado ao pessoal de RPG.

No Ludopedia, era já a quarta edição do prêmio, mas a primeira com premiação presencial, e o que se viu foi a galera realmente emocionada por estar tendo o seu trabalho sendo reconhecido pelo público.

Os destaques ficaram para a Conclave que recebeu 3 prêmios, a Mandala, Mitra, Papergames e Histeria com 2 e a Meeple BR com 1, já nos canais, o Covil foi o grande nome da noite, levando o prêmio em audiovisual e podcast enquanto os amigos da Tábula Quadrada levou o de mídia escrita.

 Os amigos da Ludopedia capricharam na premiação.

Mais uma vez ficamos em segundo lugar na categoria, mas de forma alguma ficamos chateados, pois qualquer um dos vencedores (em todas as categorias) faz um trabalho bacana e merece destaque, e cara, pessoalmente são todos pessoas do bem, foi muito legal conhecê-los ao vivo e poder trocar ideias.

E é isso, na sexta-feira vamos fechar a série de matérias falando dos protótipos que jogamos e o feedback que recebemos dos autores que estiveram nos dois dias do Diversão Offline São Paulo.

O povo do Covil, show de simpatia e competência,
premiados em duas categorias.

Nenhum comentário: