quarta-feira, 7 de março de 2018

Niagara


Lançado em 2004 e detentor do Spiel das Jahres do ano seguinte, em Niagara somos aventureiros que desafiam os perigos das cachoeiras atrás de pedras preciosas.

A mecânica do jogo é simples, cada jogador tem um fichas que são numeradas de 1 a 6 além de uma ficha com o desenho de uma nuvem.

No início da rodada, cada jogador escolhe secretamente uma dessas fichas que simultaneamente são abertas para que os jogadores possam andar com seus barquinhos atrás das pedras preciosas.

 A ficha com o valor, os discos de acrílico e o
modificador de movimento em destaque. Foto BGG.

Agora vamos aos detalhes brilhantes do jogo, o rio é formato por discos de acrílico de formam um caminho, cada jogador pode usar até dois barquinhos para tentar pegar as pedrinhas, ao escolher um barquinho você é obrigado a usar todo o movimento da ficha selecionada sem alterar a direção em que está indo.

Em cada barquinho você tem espaço para uma pedrinha preciosa, para pegá-la você precisa estar em um determinado espaço do tabuleiro e gastar um dos pontos de movimento da ficha jogada.

 No final do rio, a queda d'água. Planejamento para não cair.

Depois que todos os jogadores realizam seus movimentos, chega a hora das cataratas se moverem e é aí que o jogo faz jus ao seu prêmio.

Dentre todas as fichas jogadas, o rio vai se mover a quantidade de espaços do menor valor, com o modificador de nuvem que estiver ativo (começa em 0 mas pode ir alterando com as fichas), e seus barquinhos vão chegar cada vez mais próximos das cataratas e até mesmo cair nelas.

O jogo vai rolando dessa forma até que um dos jogadores consiga uma das três condições de vitória (que são 7 pedrinhas diferentes, 4 iguais ou 5 uma de cada cor) e seja o vencedor.

 Cada barquinho consegue levar uma pedrinha.

Niagara é um jogo muito bem bolado e executado, desde a utilização da caixa como elemento do jogo, quanto ao funcionamento do rio passando, é claro, pelas mecânicas simples mas com boa dosagem de estratégia.

Ele é um daqueles jogos de entrada que servem para os mais novatos no hobby, mas que também divertem os cascudos.

Nenhum comentário: