quarta-feira, 23 de maio de 2018

New Eden Project


Em New Eden Project cada jogador é uma empresa de engenharia, contratada para participar de uma licitação para um novo projeto de cidade, e para isso vai precisar de inspiração para colocar planejar a cidade mais bonita e assim sua empresa sair vencedora.

Terceiro jogo da dupla Samanta e Kevin Talarico (autores também do Cartas à Vapor e Café Express), esse é um card-game com uma pegada de "tile-placement" bem interessante e que vamos falar um pouco dele aqui.

Os jogadores precisam, rodada à rodada, gastar pontos de inspiração (ação), para comprar cartas de prédios, essas cartas tem dois tipos específicos de conexão: elas podem se conectar pelo Estilo Arquitetônico (cor) ou pelo Tipo de Local (formato do ícone).

Os três requisitos do Edital dessa partida.

No início da partida, decidimos a forma de pontuação do jogo, dependendo da escolhida vamos abrir exigências para o edital, essa exigências vão ativar pontos potenciais das cartas no final do jogo.

Cada jogador então recebe objetivos secretos (as cartas de Epifania) uma carta de "lixo tóxico", que basicamente é uma carta coringa que pode ser ligada a todas as outras, e começa com cinco pontos de inspiração para usar (nas rodadas subsequentes serão seis pontos).

Na Fase de Inspiração, vamos gastando os pontos para comprarmos as cartas, que vão ficando guardadas até que todos gastem seus pontos e a Fase de Projeção se inicie.

 Você pode unir as cartas pelas cores ou formato do ícone.

Nessa segunda fase, vamos conectando as cartas compradas de forma que elas vão montando o projeto da cidade, sempre atentos às conexões corretas e sempre de olho nas exigências do edital, pois os pontos potenciais das cartas só serão ativados com o cumprimento delas.

O jogo segue até que um dos jogadores coloque a décima carta no seu projeto, disparando assim a contagem final dos pontos que é feita da seguinte maneira : cada carta no projeto vale um ponto (exceto as coringas que valem 0 ou -5), os jogadores verificam se cumpriram um, dois ou três dos requisitos do edital, assim validando os pontos das cartas com uma, duas ou três estrelas que são somadas às cartas de epifanias que foram realizadas e assim o jogador com a maior pontuação ganha.

 Conforme a cidade cresce, vai ficando mais bonita.

New Eden Project é o jogo mais gostos de jogar da dupla Talarico, o jogo ainda não tá 100%, os ícones ainda estão um pouco confusos, e nas partidas que eu joguei, achamos que a trilha das cartas podia rodar mais (tem como "pagar" para dar um refresh, mas é caro e não beneficia quem paga), mas são detalhes que podem ser arrumados em pouco tempo.

A arte do jogo tá muito bonita e ele tem uma produção bem prática e acredito que seu preço final não vá ser alto, deixando ele bem acessível a todos.

Mais um jogo bacana da Potato Cat que em breve entra em financiamento e vale muito à pena a galera ficar de olho, pois é um jogo leve, rápido e bacana.

Nenhum comentário: