segunda-feira, 21 de maio de 2018

Mansão Convida 2ª Edição


Nesse sábado rolou a segunda edição do Mansão Convida, o evento onde o coletivo carioca de designers da Mansão das Peças, convida outros autores para todos colocarem seus protótipos nas mesas e colocarem o público para jogar projetos que ainda não assinaram com editora nenhuma, mas que pela qualidade, não demora muito estarão nas prateleiras da galera.

Nessa edição foram 12 jogos exibidos, 3 deles já tinham estado na primeira edição do evento e mais uma vez a galera da Dijon Jogos chegou junto com o apoio ao evento, e pudemos ver o Diego passando de mesa em mesa jogando e conversando com os autores.

Desde cedo a galera foi chegando e jogando.
No final mais de 100 participantes.

O local do evento mudou, dessa vez aconteceu no General Cana Bar, na Tijuca, que em matéria de espaço é melhor distribuído que o Casarão 22, mas a iluminação deixou um pouco a desejar, com alguns pontos do salão bem escuros.

Mas nem isso, nem a chuva, nem a concentração para o Flamengo e Vasco (que rolou no Maracanã horas depois do fim do evento) tirou a empolgação da galera que compareceu mais uma vez em um número impressionante para um evento voltado exclusivamente para protótipos.

 Como na edição anterior, sorteios para quem estava no evento.

Foram mais de 100 pessoas que se revezaram nas mesas onde os autores se desdobravam para conseguir guiar os jogadores em duas cópias de cada um dos jogos apresentados.

Quanto aos jogos, como já falei foram 12, eu consegui jogar apenas cinco, outros dois eu já conhecia então deu para registrar bastante coisa e vou fazer uma breve descrição de cada um deles para vocês.

 RALI - Alexandre Amaral

Um card-game de corrida, onde a pista vai abrindo turno a turno uma numeração de velocidade e os jogadores baixam da sua mão, cartas cujo o somatório ajude a igualar, superar ou até mesmo ficar abaixo daquele número para assim ganhar pontos e ao final da corrida termos o vencedor.

Dos que eu joguei, esse talvez seja o que ainda falta mais coisas pra ajustar, apesar do "core" estar resolvido, ainda tem coisas no visual que podem ser melhoradas para ajudar na imersão.

 QUASAR - Grupo (RPG)

Uma batalha entre DJ's intergaláticos, onde os jogadores usam batidas para conseguir público e aplausos e assim ser o melhor DJ da galáxia!

Esse jogo está sendo desenvolvido por uma turma de estudantes da PUC e o grande barato dele é a utilização de um app para validar a carta das batidas e assim executar o poder especial de cada cartinha.

Esse app funciona bem ao estilo Genius, e você tem três níveis de dificuldade para conseguir resolve-los.

Grande diferencial, pra mim também pode ser um grande problema, uma vez que o jogo depende 100% desse app para funcionar, mas a ideia é muito legal e a galera do Grupo (RPG) tá de parabéns pela sacada.

 BORN TO BE VILLAIN - Sanderson Virgolino

Um card-game com uma pegada mais light onde os jogadores são vilões e precisam cumprir missões como estourar balões de crianças, evitar que os heróis ajudem a cidade, entre outras, para assim ganhar o jogo.

O Sanderson é uma máquina, todo evento ele tem um bom jogo novo para mostrar, e dessa vez não foi diferente, e agora ele ainda mostrou uma faceta que eu ainda não conhecia, pois as ilustrações também são dele e estão super lindinhas.

Já falei diversas vezes e volto a frisar, ele é um cara que assim que começar a ter os jogos lançados vai se firmar como um dos grandes designers nacionais, além de ser um cara gente finíssima. Olho nele editoras!!! 

DISTOPIA - Warny Marçano

Único jogo da galera da Mansão que eu joguei, o Distopia é o mais novo projeto do Warny (autor do Space Cantina e Pot du Vin) e trata-se de um Euro médio, onde temos uma trilha de ações diferentona e muito bacana.

Nela vamos colocando nosso peão, realizamos a ação, recolhemos aquela ação para nós e colocamos uma nova ação na trilha, o que pode ajudar ou não os que vem atrás ou já preparar a trilha para uma próxima rodada.

Ao final da trilha acontece uma fase de confrontos, e depois de alguns passeios pela trilha de ações vamos às pontuações finais e quem tiver mais ponto ganha.

As muitas trilhas do jogo. Euro raiz.

O jogo tem outras sacadas bem bacanas, como os recursos gastos indo para fora do jogo e podendo servir de pontos através de cartas e as trilhas do tabuleiro individual que dão coisas aos jogadores.

Gostei muito, ainda falta andar alguma coisa, mas tem sérias chances de superar o Space Cantina no meu TOP3 brazuca.

 DOODLE REALMS - Jordy Adan

Quando eu vi o anuncio desse aqui entre os 12 jogos a serem exposto, eu tinha certeza de que ia me apaixonar por ele.

Ele é um jogo onde abrimos cartas que tem formas e tipos de terrenos, temos uma folhinha onde precisamos desenhar essas formas e dependendo da rodada, vamos pontuar duas entre quatro formas diferentes de pontuação (bem ao estilo Isle of Skye).

 Joguinho pra brincar no metrô. QUERO!

O jogo é uma delícia, super conciso, inteligente e divertido, principalmente se o diabinho que faz você passar seu terreno pro amiguinho desenhar na sua vez, aparecer mais vezes.

Na minha opinião. o jogo só não está 100% pronto por que o Jordy só pensou mesmo em 4 formas de pontuar (elas só variam o tempo em que entram de jogo a jogo), se ele aumentar a gama de pontuações para ter mais diferenças entre as partidas, é só ele me mandar o boleto que eu já quero minha cópia.

A galera que fez acontecer o evento! Parabéns!

Além desses que eu joguei, ainda tinham o Canastra do grande amigo Luish Coelho (mesmo autor do Recicle), o Grid Hunters do Marcelo Dias, Heroes & Quests do Pedro Martins dos autores convidados e da galera da Mansão tinha ainda o Wu Xing do Romulo Marques, Herdeiros do Khan da dupla Rodrigo Rego e Lucas Ribeiro, o Wise Guys do Humberto Cotta e finalmente o Master Detective do Leandro Pires (e que já teve até resenha por aqui).

Mais uma vez a organização, capitaneada pelo incrível Leandro Nunes, fez com que um evento exclusivo de protótipos fosse um sucesso, e agora a galera fora do Rio fica ligada que o evento tem tudo para começar a partir para outras paragens. Aguardem notícias!!!

Nenhum comentário: