sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Metro


Trazido pela Calamity Games, Metro é um jogo com mais de 20 anos onde os jogadores precisam em uma sucessão de rodadas, colocar caminhos para que seus vagões de metrô cheguem as estações e pontuem mais do que os adversários.

As regras do Metro são super simples, você tem um tabuleiro central onde inicialmente posicionamos os nossos vagões baseado no número de jogadores (o jogo comporta até seis), formamos pilhas com os tiles de caminhos e cada jogador começa inicialmente com um tile na mão.

Na sua jogada você pode usar o tile que está na sua mão, ou comprar um fechado da pilha para poder baixar no tabuleiro, caso você compre da pilha precisa usar aquele.

 O tabuleiro ainda nas primeiras rodadas.

As regras de colocação são tranquilas, você pode colocar nas laterais do tabuleiro (onde ficam os vagões), ou adjacentes a tiles previamente colocados no tabuleiro, e não necessariamente você precisa estar aumentando um caminho para o seu vagão.

toda vez que que um caminho é completo, ou seja, seu vagão sai do ponto de partida dele e vai para alguma estação, você pontua, e no caso da estação ser em um dos quatro tiles no meio do tabuleiro, aquela pontuação é dobrada.

 Ao completar um caminho, você pontua
e vira seu vagão ao contrário para marcar.

O jogo vai se desenvolvendo dessa forma até que todos os espaços do tabuleiro forem preenchidos e todos os caminhos pontuados, e o jogador com a maior pontuação é o vencedor.

A versão que a Calamity trouxe para o Brasil, além dessa versão básica do jogo, traz ainda 4 expansões que dão uma apimentada, com versões de pontuações diferentes, que modificam os tiles do meio do tabuleiro, e até uma expansão com "stock market".

Do mesmo autor de jogos como Alhambra e Shogun (o alemão Dirk Henn), Metro é um jogo bem família, que com certeza serviu de influência para jogos na linha do Tsuro e vai agradar bem tanto a jogadores casuais como os mais experiêntes em jogatinas mas rapidinhas.

Os trens tentando atingir os tiles do meio
para conseguir dobrar a pontuação.

Nenhum comentário: