Lançado durante o Diversão Offline pela Mandala Jogos, em Not Alone exploradores vão a um antigo planeta chamado Artemis mas ao chegarem lá as coisas começam a dar errado, uma Criatura começa uma caçada aos exploradores e enquanto um jogador tenta ganhar matando os exploradores, os outros tentam sobreviver.
O setup inicial é formado por 10 cartas que são locais dentro do planeta Artemis, cada jogador dentre os exploradores começa com 5 desses locais e o jogador que será a Criatura tem um baralho especial com cartas de caçada, além de tokens a serem utilizados nos locais do planeta.
O jogo funciona em uma sucessão de rodadas onde temos 4 fases distintas : Exploração, Caçada, Reconhecimento e Final do Turno.
A Criatura tenta de todas as formas matar
os exploradores.
os exploradores.
Na fase de Exploração, os exploradores escolhem uma das cinco cartas da mão e baixam secretamente, quando todos tiverem baixado a Criatura coloca seus tokens nas 10 cartas dispostas na mesa e aí temos a fase de Reconhecimento.
As 10 localidades simulam partes do planeta Artemis e servem para os jogadores conseguirem mandar sinais para o resgate, pegar cartas além das 5 iniciais entre outras coisas.
Nessa fase os Exploradores abrem suas cartas e vemos para onde cada jogador foi, cada uma das 10 localidades tem um poder especial, e o grande lance do jogo aqui para eles é conseguir avançar a trilha de sobrevivência antes que o planeta consuma os jogadores.
As localidades servem para ajudar aos Exploradores.
Para isso os Exploradores precisam fugir dos tokens da Criatura, a sacada é que como inicialmente os caçados só tem 5 localidades, dá pra ter uma noção de para onde eles vão, e é nisso que o jogador que comanda a Criatura se garante para avançar a sua trilha.
Outra sacada legal do jogo é que a carta que os Exploradores usam não voltam para a mão na mudança de rodadas, e para elas voltarem o jogador pode no início da fase de exploração escolher resistir, gastando 1 ou 2 pontos de vida para voltar 2 ou 4 cartas para a mão, ou desistir, nesse caso ele recupera seus marcadores e suas cartas todas, mas a Criatura ganha um avanço na sua trilha.
O jogo ainda tem as cartas de sobrevivência para dar uma ajuda aos Exploradores e as cartinhas de Caça para ajudar a Criatura, e elas te dizem o momento em que podem entrar em jogo.
Caixa pequena para um jogo rapidinho.
Ao final da rodada avançamos na trilha de resgate e o jogo prossegue até que os exploradores sejam resgatados (andando na trilha de resgate) ou a Criatura consiga fazer com que a trilha de assimilação chegue ao seu final.
Not Alone tem uma vibe que me fez lembrar os filmes do Predador, ele é um card-game light que junta de 2 a 7 jogadores e roda em no máxima uma hora e atende bem ao objetivo que é ser um "hide and seek" rapidinho e divertido.
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