sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Costa Ruana


Lançado recentemente pela Mandala Jogos, em Costa Ruana os jogadores são nativos das ilhas que compõe o arquipélago que dá nome ao jogo e que com a eminente chegada de piratas, são orientados pelo Xamã a esconder as pedras preciosas tão abundantes nessas ilhas.

Cada jogador começa sua partida com uma  cabana e dez nativos, o arquipélago é montado com uma quantidade de ilhas determinada pela quantidade de jogadores e nessas ilhas colocaremos as pérolas, duas delas com 4 e as restantes com 5, além disso cada jogador terá uma mão de 5 cartas, que são o coração do jogo.

Na rodada, à partir do jogador inicial (o Xamã da rodada), os jogadores terão três turnos de ações, no primeiro turno, cada jogador precisa colocar uma carta aberta na sua frente ou na frente das outras tribos, na segunda rodada, a mesma coisa só que com a carta fechada e finalizando os jogadores podem colocar um dos seus nativos em qualquer carta (aberta ou fechada, sua ou de outra tribo) para usar aquela ação também (inclusive duplicando a ação caso coloque numa carta sua).

 As ilhas sendo visitadas pelos nativos e no centro
as cores habilitadas para a rodada.

As cartas servem para realizar as ações do jogo, que são mover pérolas, colocar nativos, trazer nativos de volta para a tribo ou mover nativos pelas ilhas, e essas cartas vem em quatro cores, o grande lance do jogo é que apenas duas dessas cores vão estar ativas na rodada.

Uma vez que esses três turnos passam o Xamã decide qual das cores irá valer na rodada, as cartas de validação tem frente e verso, então se a face azul está virada para cima, obrigatoriamente a face rosa estará oculta, somado a isso saber que o Xamã tem que virar apenas uma das duas cartas em questão, você tem algum controle sobre o que vai ser ativado ou não.

 Você precisa saber escolher bem onde, como e qual carta usar.

Decidida as cores que estarão habilitadas, os jogadores vão resolvendo as cartas em uma ordem determinada (mover pérola > retornar nativos > colocar nativos > mover nativos) e uma vez que as cartas de todos os jogadores são resolvidas começa a fase de validação de cada ilha.

Quem tiver a maioria absoluta de nativos em uma ilha, traz de volta um dos seus nativos com uma pérola debaixo do braço, caso haja empate em quem tem mais nativos, o segundo colocado (se não houver outro empate) sai de fininho com uma pérola.

Após essa resolução o jogador com a menor quantidade de pérolas é escolhido o novo Xamã, cada jogador repõe a mão e o Xamã atual decide se mantém ou escolhe outro jogador para essa função e uma nova rodada começa, até o total de 5 rodadas.

Ao abrir as cartas, você realiza as ações com as
cores habilitadas.

A pontuação final é baseada na quantidade de pérolas na sua cabana (2 pontos para cada uma) e na quantidade de nativos na tribo, não nas ilhas (1 ponto para cada) e quem tiver a maior pontuação leva.

Costa Ruana é um jogo de leitura de mesa, você precisa ficar ligado no que o Xamã precisa, ter um plano A e um plano B na hora da colocação das cartas e meeples, ele pode parecer um jogo simples a primeira vista, mas você com certeza vai se surpreender com ele.

http://www.gameofboards.com.br/

Nenhum comentário: