segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Newton


Durante o século XVIII a busca por conhecimento era acirrada, pesquisas eram realizadas em todos os campos, e estudantes ambiciosos como nós iam atrás de toda a fonte de sabedoria possível para quem sabe se tornar um grande Mestre.

Em Newton tomamos o lugar desses alunos atrás de conhecimento, e para isso o jogo conta com tabuleiros, cartas e tokens num jogo bastante bacana que vamos explicar um pouco agora.

Inicialmente temos um grande tabuleiro central dividido entre o mapa da Europa, a trilha de trabalho e a árvore de tecnologia, além disso cada jogador tem a sua mesa de estudos, composta por uma biblioteca e a escrivaninha onde vamos colocar as ações a serem realizadas em cada rodada.

 Ao baixar uma carta de ação, tente potencializá-la ao máximo.

Cada jogador começa com uma mão de seis cartas, com os tipos básicos de ação (trabalho, tecnologia, viagem, lições e estudo) e um coringa, além de 4 Mestres que você vai liberar durante o jogo.

O jogo se passa durante 6 rodadas e cada uma dessas rodadas tem 2 fases distintas : a fase de ação e a fase de final de rodada.

Durante a fase de ação, cada jogador vai realizar uma ação de uma de suas cartas, para isso ele coloca a carta desejada na sua escrivaninha, e ativa a ação desejada e a grande sacada no Newton, é que você pode potencializar a sua jogada.

 Um mapa cheio de conhecimento a ser descoberto.

Cada jogador começa com um ícone de ação fixo no seu tabuleiro de estudo, a cada vez que você baixar uma carta com aquele símbolo, a ação vai somando aos ícones já existentes na escrivaninha, assim se você baixa uma carta de viagem, casa já tenham outros ícones aparentes, você vai poder andar mais casas pelo tabuleiro da Europa.

Newton é daquele tipo de euro cheio de "mini-games", então aqui você tem a parte de trabalho que vai te dar dinheiro para conseguir viajar mais longe no tabuleiro, que vai te ajudar a liberar as cartas de Mestres e cubos que são importantes para pontos que também são ganhos ao completar prateleiras com a ação de estudo e por aí vai.

 A árvore de teconlogia onde você precisa escolher
bem o caminho à seguir.

Mas uma das ações mais importantes, é que tem um forte apelo temático, é a ação de lição, nela você vai pegando novas cartas de ação para a sua mão, e o jogador tem que ficar muito ligado nisso, pois todo final de rodada uma das cartas da sua mão vira um ícone travado na sua escrivaninha, e isso tem um lado bom (como já expliquei sobre a potencialização das ações), mas também um lado ruim pois conforme você vai pegando cartas novas, essas dão bônus a serem disparados no momento em que elas são ativadas, então quando elas ficam travadas esse bônus some.

Ao final da sexta rodada os jogadores recebem pontos por alguns tiles em que eles puseram cubos durante a partida, que somados a pontuação durante o jogo vão dizer quem foi o estudante mais dedicado.

Newton me surpreendeu, é daqueles jogos que a partida termina e você logo quer jogar outra, tem um fator de rejogabilidade absurdo (os tokens no mapa são todos aleatórios a cada partida) e a questão da preparação da mão, a escolha das ações a cada turno, as opções de como e onde investir, fazem dele um jogaço que a Meeple BR está trazendo para o Brasil em breve!

Você vai travando as cartas durante a partida
e no final sua escrivaninha é só conhecimento.

Nenhum comentário: