segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

7 Wonders : Armada


Eu não costumo falar muito de expansões, mas essa além de ser do meu card-game preferido (confere o TOP 3 aqui), ainda é uma daquelas que dão uma transformada legal no jogo base, eu tô falando da 7 Wonders : Armada.

Essa já é a quarta expansão lançada para o jogo, a Leaders e a Cities são muito boas e dão uma mexida legal no jogo, mas alterando pouco a estrutura principal do jogo, colocando apenas novas cartas, já a Babel (que é uma expansão bem fraca) já introduz tabuleiros novos e dá uma mexida, mas ela não funciona bem.

A Armada veio para colocar um tabuleiro novo no jogo, batalhas marítimas, um conceito novo de mercado e ilhas que vão sendo descobertas.

 Bastante coisa interessante na caixinha da expansão. Foto BGG.

No setup inicial do jogo, cada um recebe um dos oito tabuleiros de avanço marítimo, que apesar de terem as cores de colunas iguais, diferem no custo de cada avanço e em qual coluna é vinculada as etapas de construção das maravilhas.

Além disso, temos algumas novas cartas, e agora ao invés de usarmos sete cartas à cada Era, usamos oito, e o porquê desse aumento? Bem, agora ao construirmos a carta escolhida a cada turno ela dispara a possibilidade de termos avanços nas colunas marítimas.

 O tabuleiro funciona ao lado da nossa maravilha
e apesar de terem as mesmas cores, os custos diferem.

As cartas militares (vermelhas), comércio (amarelas), pontuação (azuis) e de conhecimento (verdes) te dão a chance de pagar pelo avanço no navio da cor escolhida.

Na coluna militar, agora temos valores para as batalhas marítimas, que vão ocorrer ao final de cada Era, mas ao contrário das batalhas terrestres onde só precisamos tomar cuidado com vizinhos diretos, agora os valores de todos os jogadores são checados, dando uma penalidade para o jogador mais fraco entre todos e bônus para os mais fortes.

A coluna de comércio te ajuda dando dinheiro, aumentando seu valor em comércio e fazendo com que os outros jogadores paguem impostos.

As ilhas dão uma dinâmica nova às partidas. Foto BGG.

A coluna azul só dá pontos mesmo e a coluna verde vai liberar a descoberta de até três ilhas, que são geralmente muito boas ajudando de várias formas dentro do jogo.

7 Wonders : Armada é realmente uma expansão muito boa, dá uma mexida bem interessante no jogo, e apesar do preço salgado que saiu lá fora, esperamos que ela chegue no mercado brasileiro, pois junto com o material já lançado no Brasil continua a manter o 7 Wonders como um dos melhores card-games de todos os tempos.

Nenhum comentário: