quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Abstratus


Criado pelo trio Thelma Löbel, Auber Bettinelli e Alberto Duvivier e lançado pelas competentes mãos do pessoal da Ludens Spirit em parceria com a Zebra 5, Abstratus é um family game onde os jogadores munidos de um kit de peças, precisa representar palavras para que os outros jogadores consigam reconhecer e assim você faça pontos.

Cada jogador recebe no início da partida, seu kit contendo 18 peças dos mais variados tipos, como círculos, varetas, cubos entre outros, além disso recebe a sua régua de votação.

Existem quatro níveis de cartas, e em cada rodada os jogadores recebem uma carta do nível da vez, começando pelo Construtor de Paisagens (mais fácil) até o Arquiteto do Impossível (mais difícil).

 Com essas peças, os jogadores precisam representar
as palavras sorteadas a cada rodada.

A rodada vai funcionar da seguinte maneira, o jogador lê sua carta e tem aproximadamente 2 minutos para tentar representar o que está sendo pedido nela.

Essa representação pode ser feita das mais diversas formas, mas sempre tendo em vista que os outros jogadores precisam reconhecer a sua escultura para que você possa pontuar.

Ao final do tempo determinado, um dos jogadores recolhe as cartas, e adiciona mais duas do baralho central, embaralhando e abrindo as seis no centro da mesa de forma que todos possam ver, mas ninguém saiba de quem é quem (ainda).

Aqui, vemos a clara representação de um CINEMA,
mas vai representar EXUBERANTE.

Agora vem a parte da votação, os jogadores vão marcar na régua, a posição da sua escultura na linha de cartas abertas, e quais ele atribui a cada um dos outros jogadores. Assim que todos tiverem feito suas escolhas, as réguas são abertas e acontece a pontuação.

O jogador ganha um ponto para cada acerto e um ponto cada vez que outro jogador acertou sua escultura, além disso se o jogador acertar todas as esculturas dos outros jogadores e/ou todos os outros jogadores acertarem a sua escultura, ele tem os pontos da rodada dobrados.

Os pontos são devidamente marcados e uma nova rodada se inicia e ao final da quarta rodada, o jogador com a maior pontuação é o vencedor.

Depois, os jogadores precisam identificar
sua escultura e você as deles.

Abstratus é um jogo extremamente inteligente e desafiador, nas primeiras categorias, algumas palavras são tranquilas de dar formas, mas você tentar dar forma a PODER ou IMPROVÁVEL pode ser algo que te faça queimar um bocado de neurônios.

Vale destacar aqui também como a produção do jogo está caprichada, desde a arte "clean" da capa, até a acomodação dos componentes na caixa, tudo foi planejado e executado de uma forma que dá gosto ter o produto em mãos.

O jogo base vai até quatro jogadores, mas com a expansão sobe até seis, e eu particularmente acho que uma partida com mais jogadores deve realmente ser muito bacana e divertida, pois ver o resultado do que os jogadores imaginam para determinada palavra é o que faz do Abstratus um jogo tão cativante, e merecedor de todo o barulho que causou durante o Diversão Offline do Rio.

A qualidade dos componentes, é um destaque à parte.

Nenhum comentário: