sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Quix!


Primeiro jogo da Game Maker agora como editora (agora TGM Editora), Quix! tranforma a experiência da famosa adedanha em um jogo de mais dinâmico, divertido e moderno.

Adaptado por Marco Aurélio Tayt-Son, o jogo segue uma série de rodadas onde o jogador da vez abre a letra a ser usada, e rola um dado que vai definir o modo de jogo da rodada.

Existem quatro tipos de modo, o individual, onde o jogador da vez abre a carta com o assunto da vez e com a letra previamente tirada, o duelo, que o jogador da vez escolhe um outro jogador, quem ganhar rouba os pontos do outros, o que todos jogam, onde cada um tira um tema e precisa responder e os eventos.

 Você sorteia a letra a ser usada, e dependendo do dado
tira a categoria e o modo da rodada.

Os eventos são bem legais, são ao todo cinco tipos diferentes e dão uma dinâmica bem legal a rodada, podendo dar muitos pontos (como o Tudo ou Nada que o jogador precisa responder 3 categorias) ou tira pontos (a mais legal é a Começo do Fim que um jogador responde e o jogador seguinte precisa seguir na mesma categoria usando a última letra da palavra anterior).

Tudo isso correndo contra o tempo, o jogo pede para que cada rodada dure no máximo trinta segundos, então nos eventos o tempo fica bastante apertado, e dependendo do tema (tipo, Nomes de Novela) você vai ficar em maus lençóis para terminar a tempo e pontuar.

Outra coisa divertida do Quix! é que em algumas categorias, você pode usar um dos seus marcadores de cérebro para responder antes do jogador da vez e dar uma pernada no amiguinho, mas isso só acontece uma vez por jogador, então não dá pra um jogador espertalhão estragar a experiência dos outros.

 O eventos dão uma mexida na forma com que
a rodada se desenvolve.

Mas a dinâmica de ganhar e perder pontos, pode fazer com que a partida fique arrastada, isso dá uma quebrada na graça do jogo e pode prejudicar a sua experiência, então se você sentir que a mesa tá levando isso de boa, segue o baile, mas se perceber que o pessoal tá começando a ficar de saco cheio, termina o jogo quando algum dos decks (o de letra ou o de tema) acabar.

EDIT : Nós recebemos a versão ainda pré-finalizada, o pessoal da TGM avisou que a versão final tem regras para evitar as situações onde o jogo poderia ficar arrastado. Ponto para a TGM!

O jogo normal termina quando um dos jogadores chega a 25 pontos.

Quix! é um joguinho muito bacana, a produção da TGM ficou caprichada e realmente foi uma excelente sacada do Marco de pegar um jogo que todo mundo conhece e dar uma cara moderna para ele.

Muito bacana a produção do primeiro
jogo da TGM Editora.

Nenhum comentário: