sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Santa Maria


No período dos grandes descobrimentos exploradores iam para as novas terras para colonizá-las e tentar se desenvolver mais que as outras para chamar mais atenção do Velho Continente, em Santa Maria os jogadores são esses colonizadores conseguindo recursos para construções para no final o jogador com mais pontos de felicidade ser o vencedor.

No setup inicial cada jogador vai receber um tabuleiro individual e um dado azul algum recurso e dinheiro, no tabuleiro central rolamos três dados brancos para cada jogador, dispomos prédios que serão acessados pelos eruditos e pelos bispos (e darão pontos de felicidade).

O jogo roda durante três rodadas, cada rodada terão vários turnos onde os jogadores vão realizar uma série de ações para construção e ativação de prédios até que todos os jogadores passem, nesse momento rola uma pontuação de final de rodada e um novo se inicia.

 No tabuleiro central, muita informação
mas de fácil acesso.

A forma de realizar ações no Santa Maria é um dos destaques do jogo. No tabuleiro de cada jogador temos linhas (de cor azul) e colunas (de cor branca) com valores de um a seis que representam as faces dos dados, no seu turno o jogador escolhe um dos dados disponíveis para todos, ou do estoque pessoal e ativa as ações de todos os prédios da linha ou coluna escolhida parando com o dado no último prédio que você ativou deixando ele sem uso até a próxima rodada.

Isso quer dizer que você, com algum planejamento, pode ativar prédios de seu interesse algumas vezes antes que ele fique travado o restante da rodada.

Ainda temos a opção de usar dinheiro para ativar um prédio, usando uma moeda para usar a primeira vez (e deixando ele inativo pelo resto da rodada), duas moedas para o segundo, três para o terceiro e por aí vai, além disso você não fica tão travado com a questão dos valores, podendo também pagar para alterar a face do dado para uma que te atenda melhor.

 Na nossa colônia vamos colocando novos prédios, ancorando
navios e guardando recursos, além dos alegres pontos de felicidade.

Outra ação possível é expandir sua colônia, e para isso você paga os recursos necessários para comprar um novo prédio e coloca ele no seu tabuleiro dar melhor forma que lhe atender.

Os prédios vão te dar além dos recursos, possibilidade de avançar na trilha do conquistador, única forma de conseguir ouro e ainda dá uns bons pontinhos ao final de cada rodada, na trilha de religião, que libera os monges para irem aos espaços dos eruditos e dos bispos e finalmente te dão a chance de comprar navios das docas, que são colocados nos seus ancoradouros e darão benefícios no final de cada rodada.

Quando um jogador passa, escolhe um dos cinco espaços do tabuleiro central para deixar o seu marcador, recebe o benefício mostrado e já tem uma ideia da sua posição na hora de jogar a rodada seguinte, quando todos os jogadores tiverem passado a rodada termina, os jogadores recebem seus benefícios pelos navios ancorados, pontua-se a trilha do conquistador, e uma nova rodada começa.

 Você usa os dados para ativar as colunas e linhas
da sua colônia e assim usar a função dos prédios.

Ao final da quarta rodada o jogo termina, além do final de rodada normal ainda pontua-se por dinheiro adquirido na venda dos recursos que você não usou e pelos espaços dos eruditos e dos bispos e quem tiver mais ponto de felicidade é o vencedor.

Santa Maria foi uma grata surpresa, era um jogo que estava totalmente abaixo do meu radar, e que ao jogar se mostrou ser um euro bem consistente, com várias possibilidades estratégicas e muito gostoso de ser jogado.

Ele chega em breve ao mercado brasileiro pela Papergames (eu joguei a versão gringa) e acho que vai agradar bem a quem curte um euro leve/médio de qualidade.

http://www.gameofboards.com.br/

Nenhum comentário: