segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

TOP3 : Jogos para 5 jogadores


Aí que a galera já está reunida, a discussão do que jogar está rolando, quatro amigos na mesa, opções é o que não falta, mas eis que chega o quinto elemento, e agora?

Se você está na pilha descontraída, opções de jogos leves para muitos jogadores, não faltam, mas um joguinho mais pesado, aí a coisa começa a ficar mais tensa, mas ainda assim existem excelentes jogos para essa configuração, e eu vou elencar meus três preferidos.


Um dos grandes jogos de controle territorial com conflito, Small World é um daqueles bons exemplos de jogo bem amarradinho para todas as configurações, muito pelo cuidado dos autores ao lançarem o jogo com vários mapas para todas as configurações possíveis.

E com isso, Small World com cinco jogadores fica muito bom, o jogo escala muito bem, e se você só tiver as raças e poderes da caixa básica (que saiu no Brasil pela Galápagos) esse é uma configuração que vai fazer rodar praticamente todas elas em uma partida.


Já figurando como um dos melhores lançamentos do ano (chegando aqui pela Ludofy), Endeavor : Age of Sail é de longe o melhor jogo no quesito "tempo/benefício" para cinco jogadores, pois mesmo com a mesa cheia o jogo roda numa velocidade muito boa.

Somando isso a um mapa também muito bem dimensionado para essa configuração, temos uma experiência de jogo médio extremamente satisfatória, em partidas de no máximo duas horas (se você tiver numa turma com muito AP*).


Apesar de nunca ter feito uma resenha para ele aqui no blog (só escrevi para a extinta revista Strategos e você pode conferir aqui), ele é um jogo que volta e meia é mencionado aqui no blog, pois até hoje é o meu board-game preferido de todos os tempos.

Ele é um jogo de controle de área, mas a configuração para cinco jogadores é onde ele brilha demais, pois todas as cartas de ação são escolhidas, então os planejamentos precisam ser muito mais bem pensados, e deixar uma cartinha para que o seu adversário a execute pode te custar caro.

Esses três são para mim jogos que vocês devem ter na coleção e que rodam super bem com cinco jogadores, sem precisar apelar para jogos leve ou farra.

 Além de excelente controle de área, ainda roda super bem
com cinco jogadores.

*AP : Analysis-paralysis - Quando um jogador demora muito tempo escolhendo sua jogada.

Um comentário:

Daniel Lima disse...

Um jogo que eu adoro e que só é completo com 5 jogadores é o Amun-Ra. Pra um euro é bem temático... Recomendo! Comecei a jogá-lo pelo spielbyweb (não está mais disponível), gostei tanto que importei uma cópia...na época em que não existia nada de boards por aqui. Parabéns pelo excelente blog!👍