quinta-feira, 2 de maio de 2019

Os jogos no Diversão Offline


O Diversão Offline é hoje o maior evento de jogos da América Latina, a quantidade de jogos apresentados nos seus dois dias de feira esse ano, com certeza bateu todos os recordes, desde os protótipos até os lançamentos bombásticos, foram dois dias de surpresas super interessantes e eu vou tentar dar um panorama geral do que rolou.

Logo de cara, a área de protótipos, que sempre foi uma das vedetes do evento, esse ano teve que dividir em dois dias as apresentações de jogos, tantos eram autores e títulos apresentados.

 Todos os estandes com mesas para jogar e muitas novidades.

Capitaneado pela Orgutal de Brasília e pela Mansão das Peças do Rio de Janeiro, a qualidade dos jogos apresentados era de saltar aos olhos, esse ano eu optei por não jogar nada de lá, pois acho sempre que é uma injustiça tentar escolher esse ou aquele jogo dentre tantas ótimas opções e entre tantos amigos envolvidos, mas novamente pude notar que as mesas ficaram ocupadas praticamente o evento todo.

Aliás, por incrível que pareça, o Diversão Offline acaba sendo um dos eventos de jogos em que eu menos jogo efetivamente, são tantas as opções e tão pouco tempo que a gente fica perdido e acaba jogando muito menos do que gostaria.

Em relação às editoras, a quantidade de lançamentos foi enorme e com alguns jogos bombásticos chegando ao Brasil.

 Na Galápagos, workshop do Keyforge.

A Galápagos Jogos foi quem mais anunciou coisas, ao chegar no seu estande você conseguir ver nas paredes coisas que tinha já anunciadas, mas também algumas surpresas como o Blue Moon City e o Fury of Dracula, mas a grande surpresa foi o anuncio do Gloom Haven, que deixou todo mundo em polvorosa.

Mas as outras editoras não ficaram atrás, a Meeple BR estava com mesas do Ilha dos Dinossauros e apresentando o Pre History, que eu tive a oportunidade de ouvir a regra e fiquei muito empolgado com o jogo, a Bucaneiros com o anuncio do Forum Trajanum, a Papergames com a aguardada expansão do Oh! my Goods e o inusitado Planet, a Calamity com o Skylands a Conclave com o Western Legens e a nova versão do divertido Cleopatra.

 O curioso Planet, em breve pela Papergames.

Ainda tem mais, com a fusão entre a Mandala e a Ludofy (que agora é a Grok) o catálogo de licenças deles aumentou consideravelmente, e assim como foi com o Fotossíntese ano passado, a novidade que estava para vender lá, e esgotou o estoque, foi o Cartógrafos, que saiu lá fora mas é criação do brazuca Jordy Aidan com arte do parceiro Lucas Ribeiro, e está com uma produção linda e todo mundo ficou encantado com o jogo.

Legal foi ver a Funbox Editora de volta a ativa, trazendo uma reedição do seu maior sucesso, o jogo Pablo, que ganhou cara nova, uma caixa mais pomposa e tava fazendo um sucesso danado nas vendas, e além dele eles trouxeram para a feira A Lebre e a Tartaruga, jogo que faz parte de uma série muito fofa baseada em contos infantis, e que eu espero que venha toda par ao Brasil.

A novata Imagine Jogos, com um dos mascotes mais fofos entre as editoras, anunciou o seu Bode of War, uma releitura do divertidíssimo Ziegen Kriegen e que foi totalmente redesenhado para uma edição exclusiva no Brasil. Esse eu tive oportunidade de jogar e falarei dele em breve.

Você tinha oportunidade de jogar com autores
internacionais, com o Roberto Fraga.

Um lugar que é sempre interessante de parar é o estande da Ludens Spirit, esse ano eles estavam abrigando vários autores apresentando seus jogos, e duas surpresas foram os jogos do Eduardo Caetano, o Saco de Ossos e o Senda Zen que trazem velhas ideias usadas de forma nova, cara, uma delícia, também falarei deles em breve.

As editoras pequenas também se fizeram presente, a Dijon estava entregando seu Heróis de San Villano, além de apresentar a arte nova para o Maracanã (que possivelmente vai ganhar outro nome, uma pena), a Geeks'n Orcs sempre presente também estava com uma mesa irada do Futboard com narração e tudo.

Como vocês podem ver, era muita coisa e pouco tempo, acho inclusive que a Geek Carioca poderia estudar um terceiro dia, fechado ao público, para que a imprensa e designers consigam jogar mais coisas, pois "só" com dois dias de feira.

Dois dias intensos na área de protótipos com muita
coisa sendo apresentada.

https://www.bucaneirosjogos.com.br/boardgames?utm_campaign=eaitemjogo_bannerlateral&utm_source=eaitemjogo&fbclid=IwAR3CY_QfbVZsOFS3lJbIQOo3pmdMUFdQrHhydn__sEZgaB5NQoCF53JGJQg

Nenhum comentário: