segunda-feira, 20 de maio de 2019

Silk


Chegando agora ao Brasil pelas mãos da Devir, em Silk os jogadores são pastores dos bichos-da-seda de Akaishi, que produzem a seda mais delicada e cara do mundo, mas o pastoreio dessas criaturas não é uma tarefa fácil, pois o terrível ookami está sempre a espreita tentando abocanhar nossos bichinhos para seu suprimento de inverno.

No jogo temos um "tabuleiro" formado por tiles de vegetação em uma grade que varia pela quantidade de jogadores, na preparação inicial são colocados uma quantidade de bichos-da-seda, o pastor e o simpático mastim de cada jogador, além do tile com a toca do ookami.

O jogo tem regras super simples, no seu turno você tem como primeira ação colocar um dos seus bichos-da-seda no tabuleiro, e após essa colocação você rola dois dados que lhe dirão as suas ações possíveis.

 Os bichinhos-da-seda ficam ali de boas, até
que os ookami vem se alimentar deles.

Existem basicamente seis tipos de ações possíveis : colocar mais um bicho-da-seda no tabuleiro, mover o pastor ou o mastim, colocar cercas, colocar um dos seus viveiros ou recuperar uma terra árida, pastar em um dos tiles onde tenham bichos-da-seda ou mover o ookami.

Um dos grandes baratos do Silk fica por conta da movimentação das criaturas pelo tile. A mover seu pastor ou o mastim para um tile com bichos-da-seda, esses são empurrados para outro tile e isso pode transformar a jogada numa cascata de eventos que se bem planejada, faz com que o ookami acabe se alimentando de peças dos outros jogadores.

 As ações usam dados, mas você pode pagar pontos
de seda, mas alterar as suas faces.

O lance do jogo é tentar colocar bastante bichos-da-seda no jogo, pois ganhamos muitos pontos quando eles pastam. Existem 3 tipos de terreno fértil dando pontos, e ao usarmos a ação da pastagem multiplicamos o número de criaturinhas do jogador que realizou a ação pelo tipo de terreno, depois movemos os bichinhos para tiles adjacentes e viramos aquele tile para o lado árido.

Você deve estar achando que as ações são muito dependentes de sorte por conta dos dadinhos, mas você pode alterar os lados deles gastando seus pontos de seda, o que deixa as suas opções de jogadas muito mais abertas.

As rodadas prosseguem até que uma quantidade de pontos de seda é atingida (dependendo do número de jogadores) disparando o final do jogo, que dura mais uma rodada.

 O jogo é muito gostoso, inteligente e bonito.

Temos uma pontuação então das áreas cercadas multiplicadas pelos viveiros que estiverem nela, pontos pelos tiles com bichos-da-seda que não estejam com o lado árido virado e finalmente deduzimos os bichos que foram comidos pelo ookami e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Mais uma vez a Devir traz uma grata surpresa para a mesa, Silk é um jogo bem gostoso de jogar, tem uma ilustração lindíssima que lembra muito os desenhos do Moebius, e é o tipo de jogo tranquilo de ensinar e jogar, mas que de bobo não tem nada.

http://hamburgueriabeb.com.br/

Nenhum comentário: