quarta-feira, 19 de junho de 2019

Elasund : The First City of Catan


Já falei algumas vezes sobre o Elasund aqui no site (como no TOP3 Derivados de Catan), ele pra mim é um dos melhores jogos derivados do Catan e ainda não tinha feito uma resenha mais completa dele e agora vou dar uma corrigida nisso.

Em Elasund os jogadores estão conseguindo ouro e influência para começar as construções da primeira cidade da ilha de Catan, mas as famílias que se assentaram por lá estão todas interessadas em que as suas construções sejam melhores e maiores, então conseguir as permissões nos melhores lugares é primordial.

Durante o setup os jogadores começam com duas construções básicas no terreno da cidade, que é dividida em linhas numeradas e colunas, esses prédios básicos lhes garantirão moedas ou cartas de influência.

 No início, a cidade pouco povoada, mas logo aparecem
as permissões para novos prédios.

A rodada do jogo remete ao seu "primo" mais famoso, o jogador da vez rola dois dados, soma os resultados e leva o navio que marca a linha sorteada até lá, todos os prédios que tem pelo menos uma parte nessa linha, recebem o que está sendo mostrado.

Depois o jogador tem a oportunidade de fazer até duas construções, que podem ser parte da muralha da cidade, um dos prédios pessoais ou prédios comuns ou finalmente uma das 9 partes da Primeira Igreja de Catan.

Construir a igreja ou a muralha, é tranquilo, você paga o valor indicado, pega uma peça de muralha sua e coloca, sendo que a Igreja vem de uma pilha escondida, e sempre que alguma parte dela aparece pode fazer com que você perca algum prédio, pois ela tem precedente no espaço do terreno.

A igreja cresce à parir de um ponto, e vai demolindo
os prédios sempre que for necessário.

O lance aqui, é que para fazer as construções de prédios, você precisa antes de permissões que são colocadas no tabuleiro, e para isso você tem uma ação, que vem após a fase de construção, nela você pega uma das suas permissões, paga o valor indicado (de 0 a 4) e coloca num espaço vago na linha de onde está o navio da rodada.

Cada prédio tem um valor em permissões para ser construído, sendo os pequenos mais fáceis com uma só até os maiores prédios onde são necessários duas ou três permissões.

O lance aqui é que só consegue construir quem tem o maior somatório no valor das permissões, então fica uma disputa interessante entre os jogadores para ver quem consegue os melhores lugares, mas para isso o jogador precisa gastar umas moedas.

Conforme o jogo avança, a cidade fica mais cheia,
e fica cada vez mais difícil construir.

Outra coisa que você precisa ficar muito ligado na hora de construir, é que prédios maiores podem "passar por cima" dos menores, então se você não se proteger bem, periga gastar tempo e dinheiro e depois vir um caminhão e levar sua casinha embora.

Além disso temos também a trilha de comércio, que você vai avançando sempre que constrói em cima de espaços com o desenho de um moinho, e em determinadas alturas da trilha você pode depositar um dos seus cubos de ponto de vitória.

O jogo termina quando um dos jogadores consegue colocar o seu décimo ponto de vitória no tabuleiro, e esses pontos são obtidos além da trilha de comércio, através das construções de prédios comuns, partes da igreja ou alguns dos seus tiles da muralha.

 A trilha de comércio é super importante
sem ela você dificilmente fecha os 10 pontos.

Assim como o Catan, Elasund : The First City of Catan, tem muita interação, e apesar de não ter negociação direta, os jogadores estão constantemente influenciando a jogada do outro, seja na colocação das permissões ou na hora das construções.

Infelizmente é um jogo que não veio para o Brasil, mas como a Kosmos está reeditando alguns jogos derivados do Catan, como o Starfarers of Catan, quem sabe ele volte a aparecer e a Devir traga para o mercado?

http://hamburgueriabeb.com.br/

Nenhum comentário: