segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Ragusa


Ragusa foi um porto que rivalizava com Veneza durante o Século XV como passagem entre o leste o oeste e um lugar onde mercadores podiam fazer suas transações livremente, e nesse período a cidade prosperou muito, e nesse jogo os jogadores são construtores que ganham a vida na cidade construindo prédio, muros e torres para assim terem prestígio.

No tabuleiro central de Ragusa temos espaços de construção na cidade e no campo, que ficam localizados em vértices de hexágonos, cada jogador vai receber um tabuleiro pessoal onde vamos armazenar os bens simples como madeira, pedra e uvas e também onde tomamos nota dos bens manufaturados como azeite e vinho.

Além disso temos no tabuleiro central o mercado de valores (para os bens manufaturados) e o porto de chegada com navios que podem ser "recebidos" pelos jogadores, definimos então um número de prédios pela quantidade de jogadores, que definirão assim a quantidade de rodadas da partida.

 Enquanto as casinhas do campo dão recursos, as das cidade
geram ações que podem ser usadas por todos (se você já foi ali).

A rodada do jogo é de uma simplicidade que espanta, na sua vez você pega uma casinha, coloca em um dos vértices do tabuleiro, e resolve as ações que acontecem onde a casinha alcançar.

Nos terrenos rurais o jogador vai ganhar bens de construção como madeira, pedra e minério, e os bens básicos para produzir os manufaturados no futuro, como uva e olivas.

Já nos espaços de cidade é que a coisa acontece, você coloca a casinha e dispara as ações, aqui nós temos prédios muito mais interessantes, como os de produção de bens manufaturados, os de compra de navios e cartas bônus e os de construção dos muros e torres, mas é aqui que o jogo brilha.

 No seu tabuleiro pessoal, os jogadores vão "anotando"
os recursos básicos e os bens manufaturados.

A primeira casinha colocada vai agir sozinha, mas quando um segundo jogador coloca uma casinha em um vértice de um hexágono já ocupado, todas as casinhas que já estiverem por lá agem novamente, inclusive as suas caso você tenha ido ali anteriormente.

Isso faz com que o jogo ganhe muito em estratégia, e mesmo que você cogite não ir para beneficiar um amiguinho, as vezes a necessidade faz com que você precise ir em algum desses campos para conseguir pontos mais à frente.

 Os navios que chegam geram pontos aos jogadores e
também mexem no mercado de bens.

O jogo dura exatamente a quantidade de casinhas dos jogadores, então coloca-las de forma útil e em espaços interessante para que outros jogadores o ativem é imprescindível para que você consiga pontuar bem ao final.

Quando as casinhas acabam os jogadores ganham pontos por cartas de objetivos, pelas casinhas e torres seguidas da sua cor na muralha e na sua presença em espaços que dão ponto ao final do jogo, quem tiver a maior pontuação ganha.

Ragusa é um euro bem bacana, muito inteligente e que mesmo com a mesa cheia não chega a hora e meia de partida, é impressionante como ele escalona e como ele flui bem, jogaço!

Impressionante como o jogo com tantas decisões
flui tão bem no decorrer da partida.

http://hamburgueriabeb.com.br/

Nenhum comentário: