segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Cuzco


Lançado em 2018 pela Super Meeple e chegando ao mercado nacional pela Conclave no ano seguinte, Cuzco é uma reimplementação do Java, jogo que encerra a "trilogia das máscaras" criado pelos mestres Wolfgang Kramer (El Grande) e Michael Kiesling (Azul).

Usando basicamente a mesma mecânica de pontos de ação dos outros dois jogos da série (o Tikal e o Mexica), nesse aqui temos o diferencial do jogo em níveis diferentes de terreno como vou explicar um pouco.

Inicialmente cada jogador recebe um grupo de tiles de 1 e 2 hexágonos, além dos seus incas, cartas para o festival e três discos de ações extras.

 Saber usar as suas peças na hora certa, é muito importante
mais para o final do jogo.

O jogo tem um tabuleiro principal que representa a região de Cuzco, como área comum a todos os jogadores, tenho um baralho de cartas para o festival, uma pilha de tiles de 3 hexágonos, alguns tiles de lagos e as lindas peças que vão formar os templos.

Durante a rodada, cada jogador tem seis pontos de ação para usar, inicialmente sempre gastar o primeiro deles para colocar um dos tiles de terreno, seja do estoque comum ou das suas próprias peças.

Os tiles geralmente tem espaços de cultura e espaços de vilas, o lance do jogo é transformar esses espaços de vilas em cidades, e você faz isso construindo templos nelas, e assim ir ganhando pontos no decorrer da partida.

Seus pontos de ação podem ser gastos de várias maneiras como colocando novos tiles, colocando seus incas em jogo e movendo eles pelos espaços, construindo e expandindo os templos e comprando cartas de festival.

No decorrer do jogo, está na posição mais alta da vila
te ajuda na hora de construir e aumentar os templos.

Dois aspectos do jogo aqui são muito importantes, o primeiro dele é em relação aos templos. Como falei anteriormente o jogo tem níveis de terrenos, você vai aumentando eles colocando tiles uns por cima dos outros, e isso é uma das coisas mais importantes a serem observadas no jogo, pois apenas o jogador que tiver o inca mais alto numa vila pode colocar a primeira peça de templo e ganhar seus pontos, e mais à frente para expandir o templo o mesmo pré-requisito deve ser observado.

Então a altura do terreno e o posicionamento do seu inca no jogo é crucial para você conseguir desenvolver seu jogo e pontuar bem durante a partida e no final dela.

Outro aspecto super importante são os tiles de lago de irrigação. Toda vez que você coloca um tile de lago e cerca ele com outros tiles de terreno, você dá pontos para os incas que estiverem no lugar mais alto margeando esse lago, mais uma vez é muito importante ficar de olho na hora de deixar espaços no tabuleiro ou saber a hora certa de gastar os pontos de ação numa investida em lagos.

 Quanto mais alto o templo, mais pontos ele vai valer,
então fique ligado pra não perder o lugar mais alto!

Depois de gastar todos os seus pontos de ação, como uma última ação gratuita, o jogador pode sugerir um festival pelas cidades, essa é outra forma bem interessante de ganhar pontos pois todos os jogadores que tiverem pelo menos um inca na cidade podem participar colocando suas oferendas (cartas) tentando subjugar a do amiguinho, quem conseguir doar a oferenda mais volumosa, ganha pontos por isso.

O jogo vai seguindo nessa pegada até que todos os tiles triplos do estoque comum se esgotem, aí o jogador que colocou o último faz sua jogada e sua pontuação final, baseado na presença no lugar mais alto e na segunda colocação de cada cidade, os outros jogadores tem a oportunidade de fazerem o mesmo e o jogo acaba.

Cuzco é um jogo de muita observação, por tem um tabuleiro em elevação e você ter a necessidade de estar por cima para conseguir as melhores pontuações, você precisa ficar sempre ligado pra não deixar brechas para os seus adversários conseguirem melhores colocações de tile, e por esse aspecto visual Cuzco acaba sendo também o jogo da trilogia que fica mais lindo na mesa depois da partida terminada.

O jogo fica lindão com o tabuleiro todo cheio de andares.

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.bucaneirosjogos.com.br%2Fbuscar%3Fq%3Dteotihuacan%26utm_campaign%3DeaitemjogoTeoti%26utm_source%3Deaitemjogo%26fbclid%3DIwAR3UQWrGiiuohOzmYawjeR6Sk8xXckiYTgsjbo05fZ4m2lPmHGT2WeJ9zkk&h=AT3KeiVfXrSEJzLgt__c4CU1UeR2WWSlHrzmmr11DeXefv97E6_qKDbcv1ryXCzPRDZjJETz2cV-cZQXEhrW6rzixnw0zk3RzThQnT1q9wWGjf1nsKD-NqYo3f34MHYLPTE

Nenhum comentário: