quarta-feira, 22 de abril de 2020

ERA : Idade Medieval


Em ERA : Idade Medieval, os jogadores são Lordes que estão construindo e fortificando seus territórios, para isso utilizam da mão de obra do povo, pedem ajuda aos clérigos e procuram aproximação junto aos burgueses e nobres para assim prosperarem, mas os desastres estarão sempre a espreita.

Inicialmente separam-se todos os componentes do jogo em pilhas do mesmo tipo, cada jogador então recebe o seu terreno, seus marcadores de recurso, e alguns prédios iniciais junto com seus primeiros quatro dados (três camponeses e um nobre).

As rodadas em ERA são simultâneas, e a ordem do turno só vai servir para a hora de escolha dos prédios ou para algum efeito. Em cada rodada temos seis fases distintas onde rolamos os dados, colhemos os recursos, alimentamos o povo, resolvemos algum desastre, construímos prédios e finalmente extorquimos os adversários mais fracos.

Cada dadinho representa um cidadão que
trabalha para você e também precisa ser alimentado.

O coração do jogo é a sua fase de rolagem, existem quatro tipos diferentes de dados, os mais comuns são os dados dos camponeses que vão ajudar com os recursos básicos, os dados dos clérigos ajudam com rerrolagens, os nobres servem como força e os burgueses vem com suas mercadorias.

O esquema de rolagem é bem similar à jogos como Yathzee e King of Tokyo, você rola todos seus dados, separa e rola novamente por mais duas vezes.

Aqui temos os dados com o símbolo de destruição (uma caveira), esses sempre que aparecem fazem com que aquele dado fique travado e não possa ser rolado novamente.

 Você vai construir prédios que vão te ajudar durante o jogo.
E a Acessórios BG fez um playermat bem legal pra ajudar.

Uma vez que todos estejam satisfeitos ou que tenham terminado a quantidade de rolagens o jogo passa para a fase seguinte onde marcamos os recursos conseguidos, no jogo temo quatro recursos para gastar que são comida, mercadoria, pedra e madeira.

Depois passamos para a fase de alimentação do nosso povo, onde para cada dado que temos no nosso pool, precisaremos gastar um ponto de comida, ou começamos a perder pontos na trilha de desastre, e isso não é nada bom no final do jogo.

A fase mais tensa vem à seguir, onde vamos contabilizar as desgraças que apareceram na nossa rolagem e apesar do nome, pode ser que as desgraças na sua rolagem sejam ruins só para os outros, e para isso temos uma tabela onde conferimos o número de caveiras e o que vai acontecer, aí então vem a fase divertida, a de construção.

 Conforme você vai construindo seus domínios os
prédios vão te dando benefícios especiais.

Em ERA a produção dos componentes é algo caprichadíssimo, temos vários tipos de prédios diferentes e todos eles tem esculturas diferentes e muito bonitas que ao serem colocadas no seu território deixam o jogo lindo.

Apesar da beleza estética, eles servem para trazer algum benefício diferente para o seu território, alguns ajudam com novos cidadãos (dados), outros para minimizar algum desastre, outros para fortificar, enfim, são muitos prédios que vão auxiliar você durante o jogo.

Finalmente verificamos os jogadores que tenham a maior quantidade de espadas nos seus dados de nobres, e os mais fortes podem extorquir recursos dos mais fracos terminando assim a rodada do jogo.

 No final, ter um domínio completamente cercado
vai te render alguns pontos.

O jogo segue durante várias rodadas até que uma quantidade (definida pelo número de jogadores) de prédios acabe, dando assim fim à partida, aí então é feita a pontuação por cada prédio construído, pontos de cultura, por área cercada são perdidos pontos da trilha de desastre e o jogador com a maior pontuação é o vencedor.

ERA : Idade Medieval, é um jogo que está ali entre leve e médio, bem divertido, gostoso de jogar com componentes absurdamente lindos, e que agrada bastante, mas a sua maior virtude é também o seu maior problema, pelo excesso de cuidado com os componentes, o jogo acaba sendo muito mais caro do que deveria para um jogo leve/médio.

https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo

Nenhum comentário: