sexta-feira, 31 de julho de 2020

Sudokan


O Império de Fei está em guerra contra os bárbaros, e cabe a você enviar as melhores estratégias para os seus guerreiros, de forma codificada pelo Sudokan, e aquele que tiver a melhor estratégia será nomeado o Senhor da Guerra do Imperador.

Sudokan é um jogo de flip and write onde cada jogador terá uma uma folha de papel com uma malha semelhante ao do tradicional Sudoko, com 9 quadrantes tendo 9 espaços em cada um deles, que tem alguns marcos pré-desenhados.

O jogo é dividido em quatro estações, e em cada uma delas temos 5 fases distintas onde iremos abrir cartas, desenhar no tabuleiro, treinar os monges, lutar contra os bárbaros e pontuar pelos clãs.

 As cartas para serem desenhadas e onde os bárbaros
vão atacar. Precisamos sempre ficar de olho.

No início de cada partida, são sorteadas 4 cartas indicando quais quadrantes os bárbaros irão atacar, isso vai nortear cada estação, à partir disso são abertas 4 cartas com os padrões a serem desenhados.

Além dos padrões, temos cartas com clãs, sempre aparecerão uma combinação com 3 dos 6 possíveis, mas você poderá desenhar dois diferentes, além disso, das cinco cartas abertas você vai usar a informação de quatro apenas, ou "queimar" essa informação para desenhar dois monges.

Cada desenho tem sua peculiaridade, tanto na hora de passar para o papel (como por exemplo os monges, que só podem ser desenhados ao lados de toriis) como na hora da resolução da fases seguintes e uma vez que todos os jogadores terminam seus desenhos, chega a hora de combater.

 Cada clã tem um jeito de ser colocado no campo de batalha.

Nessa fase, os jogadores vão medir forças, nos quadrantes indicados, para ver quem pontuará o combate e você poderá ganhar esses pontinhos sozinho, caso ninguém mais tenha se preparado para lutar naquele quadrante, ou disputando espaço com outros jogadores.

Nesse combate, os monges são super importantes, além dos clãs que você pode "gastar" seus poderes para aumentar seu poder de fogo contra os bárbaros.

O grande diferencial do Sudokan está nessa parte do combate, quando mais de um jogador planeja a defesa do quadrante, os valores são comparados, rola-se um dado, quem tiver o maior somatório vence e o pior precisa sacrificar um dos seus monges.

 Cada quadrante será importante durante a partida,
mas tome cuidado com o ataque bárbaro.

Depois do combate, os jogadores ganham pontos pelas bandeiras das imposições do Imperador baseado nos monges que você treinou naquela estação e depois disso uma nova estação começa e após quatro delas o jogo termina, havendo mais uma contagem de pontos e quem tiver a maior pontuação é eleito o Senhor da Guerra.

Criado pela dupla Daniel Guimarães e Felipe Headley, Sudokan é bem bacana, o lance de ficar de olho na disputa pelos quadrantes é tensa e o modo solo dele também é interessante, é o primeiro jogo da Vem Pra Mesa Jogos e merece atenção.

Testando o jogo pelo Tabletopia.

https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo

Nenhum comentário: