quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Relembrando : Abalone / Polaris


Lançado originalmente em 1987, o Abalone clássico é um jogo abstrato onde dois jogadores competem para tentar empurrar para fora do tabuleiro as bolinhas do adversário.

Na sua vez, você pode empurrar de uma a três bolinhas da sua cor, se na direção empurrada houverem bolinhas adversárias em menor quantidade que a suas empurradas, elas também se movimentam, e é dessa forma que você vai conseguir pontuar no jogo.

O jogador que conseguir empurrar 6 das bolinhas adversárias primeiro para fora da arena, é o vencedor.

Setups diferentes para o mesmo jogo, garantem
novos desafios.


Apesar dele ter um setup básico, existem uma série de aberturas diferentes, algumas bem desafiadoras, que ajudam ao jogo ter uma rejogabilidade alta, mesmo que muito pouco seja feito para transformar a experiência, só essas pequenas mudanças já trazem ao jogo novas formas de pensar.

Abalone é um daqueles jogos clássicos que atravessa gerações pela simplicidade das regras, mas que necessita de várias partidas para dominar o jogo.

Aqui no Brasil ele é comercializado pela Ludeka e também numa versão artesanal de madeira pelo pessoal da Mitra, sob o nome de Polaris.

Offboard deu uma renovada no jogo.

Em 2011 os autores do jogo clássico Michel Lalet e Laurent Levi deram uma modernizada nele e lançaram o Offboard, que tem a mesma premissa do seu irmão mais velho, mas com algumas mudanças de regras, inclusive mudando coisas na pontuação.

Hoje, depois de quase 25 anos do seu lançamento, Abalone é um jogo que pode pertencer a todas as coleções e é utilizado inclusive em sala de aula em colégios que trazem o lúdico para o ensino (na escola das crianças o pessoal da Mind Lab usa).

A versão toda em madeira do pessoal da Mitra.

Nenhum comentário: