segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Marvel Battlegrounds

Criado pelos designers Thiago Castro e Led Bacciotti em Marvel Battlegrounds você é um dos grande heróis do planeta está formando uma equipe para para proteger as cidades do mundo dos mais perversos vilões do universo Marvel, e sob a sua liderança ter o time mais bem sucedido.

Usando um tabuleiro central com seis cidades, você distribui um vilão para cada uma delas, além disso, alguns heróis foram aprisionados por esses vilões, então você também coloca cartas de heróis que serão salvo.

Feito isso cada jogador escolhe um dos líderes, aqui temos o Capitão América, Capitã Marvel, Homem de Ferro, Viúva Negra e Pantera Negra, cada um com um poder diferente para ser usado na versão avançada do jogo e onde eles terão a tarefa de recrutar seu time.

Você vai precisar usar o seu líder para formar
o melhor time na luta contra os mais fortes vilões.

O jogo é dividido em fases, na primeira os jogadores vão se alternando para usar pontos de influência (o dinheiro do jogo) para escolherem seus aliados.

Existem uma trilha onde estão sempre dispostos 8 cartas de heróis que podem ser convencidos a unir forças com você para combater os vilões do jogo e uma vez que você usa sua influência, pega aquela carta para a sua mão e ela passa a fazer parte do seu time.

Você pode ir fazendo esse recrutamento enquanto tiver recursos disponíveis, uma vez que não tenha mais recursos ou que deseje parar, você passa e assume o primeiro lugar vago na trilha de resolução dos conflitos e quando todos os jogadores passarem começamos a fase onde iremos às cidades para enfrentar os vilões.

Você vai precisar escolher bem o seu time, e cada herói
vai te ajudar de alguma forma no combate.

À partir do primeiro jogador, todos vão se revezar para usar seus discos de ação, inicialmente cada um terá direito a três ações, e na sua vez você pega um dos seus discos e vai até uma das cidades com uma das cartas de herói da sua mão.

Vale aqui abrir um parêntese pra falar um pouco de como os combates funcionam, cada vilão tem uma força, e para derrotá-lo você precisa ultrapassar essa força com o somatório de vários heróis, mas além disso, cada vilão também tem um requisito que diz quantos líderes precisam ir ao seu encalço, então apesar de ser um jogo onde você está atrás de pontos você também vai precisar da ajuda dos outros grupos de heróis para conseguir derrotar um inimigo em comum.

Uma vez que todas as ações são usadas, partimos para a fase onde vamos analisar cada cidade para ver se o vilão foi derrotado ou se ele ficará ainda mais forte.

As cidades estão dominadas por um vilão que tomou
de refém heróis que podem ir para a equipe vencedora.

 
Somam-se as forças de todos os heróis presentes na cidade confrontando a força do vilão, caso ele tenha sido derrotado, o líder que mais ajudou naquele combate leva o troféu de campeão cidade e consegue para as suas fileiras o herói que estava aprisionado (caso haja mais de um, o segundo colocado também fica com um deles), mas existem prêmios para todos aqueles que estiveram presentes ali, que são tokens daquela cidade em questão e que renderá pontos ao final do jogo.

Mas no caso do vilão não ter sido derrotado, ele fica ainda mais perigoso, ganhando um token que aumenta sua força para a rodada seguinte.

Uma última fase acontece na rodada onde novos vilões entram nas cidades vazias, mais prestígio é distribuído entre os jogadores e a partida segue para as rodadas seguintes.

O tabuleiro ficou muito maneiro, com as 6 cidades ameaçadas.
 
Ao final da terceira rodada o jogo acaba e contam-se pontos baseados nos tokens de cidade, e aqui temos uma coisa legal, quanto mais a cidade for atacada, mais tokens são distribuídos e menos pontos ela valerá no final, além disso temos pontos que são ganhos durante a partida e os pontos de prestígio não usados e o jogador com a maior pontuação é o vencedor.

Marvel Battlegrounds é um jogo muito legal, ele lembra um pouco a pegada do Smash Up, mas bem melhor e menos farra, para fãs de histórias em quadrinhos (como eu) é um deleite, o apelo de ver seus heróis preferidos em grandes combates num jogo interessante e inteligente é o tipo de sacada que faz com que a carteira pule do bolso.

Nenhum comentário: