terça-feira, 15 de setembro de 2020

Chronicles of a Crime


Quando o Kick Starter do Chronicles of Crime apareceu em 2018 eu fiquei super empolgado com a ideia do jogo, uma releitura modernizada dos jogos de detetives mas com um apelo tecnológico que vai desde as pistas sendo coletadas através de QR codes até a vistoria das cenas dos crimes utilizando realidade virtual e o sucesso do projeto lá fora alcançando quase 800k dólares mostra bem que o pessoal comprou a ideia.

Aqui no Brasil precisamos esperar mais um pouco, mas em novembro do ano passado a Galápagos Jogos trouxe para o mercado a caixa básica do jogo e o aplicativo em português para dar apoio nas nossas investigações.

Você prepara o setup, escolhe o caso
e começa a aventura.

O Chronicles of Crime é baseado em casos, você escolhe um dos casos no aplicativo, prepara todo o setup do jogo, com um tabuleiro central onde vamos colocando as pistas que vão aparecendo, as cartas de locais, o baralho de suspeitos e pessoas à serem interrogados e, caso você tenha, um óculos de VR (eu peguei o de papelão da Google pra brincar).

O jogo em si tem poucas regras, tudo vai mais da dedução e coleta de dados. Você vai precisar escanear o QR code dos locais, pessoas e pistas e através desses elementos tentar resolver o que o caso propõe.

O tutorial ajuda bastante para pegarmos a manha do jogo, com um caso simples e rapidinho de resolver, mas é só um aperitivo, quando você pegar casos mais complexos e aí que o jogo realmente mostra todo o seu potencial.


Conforme você vai jogando, lugares e pessoas
vão aparecer para serem investigadas.

Por ser um jogo que usa o aplicativo o tempo todo, ele pode se dar ao luxo de "temporizar" a partida, então tem casos onde se você demorar muito tempo, novos elementos entram em cena, através de um chamado da Scotland Yard, ou aparecendo novas pessoas durante seu caminho.

Mas o grande barato aqui é você tentar juntar as peças do quebra-cabeça proposto pelo caso e ao final responder corretamente ao questionário final e ver se você se saiu bem na investigação ou não.

O grande diferencial é a investigação nos locais através da realidade virtual, aqui você pode usar o óculos ou não, mas fazendo com o "gadget" a experiência é muito mais legal, mesmo com meu celular de tela pequena e o óculos de papelão é impressionante você ficar olhando para todas as direções atrás de pistas para tentar resolver os casos.


A investigação dos locais, via realidade virtual,
é um dos destaques do jogo. Foto KS.

O jogo base vem com quatro casos (sendo que um dele se desdobra em 3), mas você vai querer mais rapidinho, e aí entra outra coisa bem legal, apesar de termos casos sendo vendidos separadamente (no app tem mais 5 casos extras), existe uma forma da comunidade criar novos casos, e no Board Game Geek já temos mais de 20 casos criados por fãs (aqui a geek list com eles).

Mas cuidado, ele é um jogo que requer atenção aos detalhes, a experiência pode ser muito ruim se você estiver em um ambiente com muita gente ou com uma turma dispersa, ele é um jogo para se jogar em casa, focado na brincadeira, dessa forma você vai extrair ao máximo tudo que ele te proporciona.

Chronicles of Crime tem o feeling do antigo Scotland Yeard, mais moderno e encorpado, e você entra no mundinho legal anotando pistas, discutindo opções com as pessoas jogando com você, correndo contra o tempo para tentar resolver o caso com a maior pontuação possível.


Conforme o jogo vai se aproximando do
final, a mesa (no meu caso a cama) fica cheia.
 

Nenhum comentário: