segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Star Wars : Rebellion

 

O Império Galático domina o universo com sua mão pesada dominando pelo medo que sua frota impõe e a sombra da temível Estrela da Morte, mas existe uma esperança, os Rebeldes estão se espalhando pela galáxia e começam a se tornar uma ameaça real.

Com essa premissa temos Star Wars : Rebellion, baseado na franquia de maior sucesso do cinema mundial, ele é um jogo para duas pessoas onde cada jogador vai defender o seu lado nesse embate galático.

Ao abrir a caixa do jogo você já se impressiona pela sua grandiosidade de elementos, são mais de 150 miniaturas (com TRÊS Estrelas da Morte), um tabuleiro gigante mostrando a galáxia cheia de planetas que permeiam o universo nerd (como Tatooine, Hoth, Dagoban entre outros), heróis serão os "trabalhadores" do jogo, e aqui mais uma vez temos Luke, Leia, Vader e Palpatine.

 Rebellion é um jogo que já impressiona mesmo durante o setup.

Ao escolher um lado o jogador vai receber todos os elementos para o jogo, que são suas minis, os heróis, um monte de cartas e marcadores e temos as peças de ambos distribuídos pelo tabuleiro.

O lance do Rebellion é saber como funciona o jogo para cada um dos lados, enquanto o Império vai tentar procurar pela base Rebelde escondida para destruí-la, os Rebeldes precisam ir aumentando sua influência pela galáxia para que a fagulha da rebelião aumente e finalmente destruam o Imperador Palpatine.

As regras do jogo, embora sejam permeadas de detalhes, não é tão complicada quanto possa parecer. O jogo é basicamente um "woker placement", onde temos três fases distintas.

 Ele é um jogo de "alocação de trabalhadores", que são enviados
em missões e pelo tabuleiro.

Na primeira vamos atribuir os nossos heróis disponíveis secretamente em missóes (cartas), na segunda temos a fase de comando onde alternadamente vamos resolver essas missões, ou nos movimentar pelo tabuleiro com os heróis que não foram usados nas cartas e finalmente a fase de restauração onde gastamos recursos para produção de novas unidades.

Rebellion é um jogo extremamente estratégico, então observar bem o que o outro lado está fazendo é de vital importância, então a ordem das ações, tanto na movimentação quanto na realização das missões, pode ser crucial durante a rodada.

Enquanto temos o Império que se espalha com seu poder de fogo pelos planetas, temos os Rebeldes tentando cumprir missões diplomáticas para tentar cumprir objetivos que aumentem sua influência para tentarem sair vitoriosos.

 Muitas vezes a situação fica tensa pela galáxia.

A partida termina quando uma das duas condições de vitória é alcançada, para os Rebeldes, quando o marcador de rodada se encontrar com o de influência, enquanto que para o Império é necessário encontrar a base Rebelde e destruí-la antes que isso aconteça.

Star Wars : Rebellion é brilhante, um dos melhores (se não o melhor) jogos para duas pessoas que eu já joguei, mas tem o grande "problema" de ser um jogo evento, a partida inicial demorou quase quatro horas, o que para mim num jogo de duas pessoas é muito longo, mesmo que o tema e a partida sejam super empolgantes e imersivas.

Com certeza vai figurar entre os melhores jogos que eu joguei esse ano, e com mais partidas possivelmente entre no meu seleto TOP10, mas acho que o fato dele ser muito longo pode fazer com que o espaço entre uma partida e outra seja grande, mas é um jogo que todo fã da saga e de jogos de tabuleiro precisa jogar.

A Estrela da Morte está desde o início do jogo
lembrando que a coisa pode esquentar.
 

Nenhum comentário: