terça-feira, 29 de setembro de 2020

Tabuleiro Virtual : Magic Arena


Um dos maiores fenômenos entre os jogos analógicos de todos os tempos, o Magic : The Gathering foi criado em 1993 pelo designer Richard Garfield e ganhou o mundo recrutando "planeswalkers" de todas as idades.

Durante o final dos anos 90 até 2001/2002 eu joguei Magic, tendo cartinhas de edições que iam da Revised Ed. até a 7th Ed. e participando de (alguns) campeonatos indo mal, pois sou mais jogador casual do que aqueles que pesquisam à fundo (e gastam grana) para construírem decks campeões.

Isso, associado a descoberta dos jogos de tabuleiros modernos, me fez vender tudo que eu tinha de cartinha e nunca mais jogar, nem me interessar, mais pelo Magic.

 O jogo é bem didático, sempre explicando os diversos
poderes das cartas.

Até semana passada quando instalei aqui em casa o Magic Arena, que é a versão digital, muito bem implementada, desse grande sucesso.

No Arena temos logo de cara um tutorial muito bem feito, onde você passa por etapas importantes de aprendizado do jogo, depois de passar por ele começa a parte divertida, que são os desafios das cinco cores do jogo que vão te garantir baralhos para você começar a jogar.

Uma vez que você está familiarizado com os conceitos básicos do aplicativo é que o bicho começa a pegar, pois você vai precisar começar a juntar os recursos básicos do jogo, que são as moedas e as gemas, que servem para comprar boosters e entrar nos torneios.

E é aí que o você tem o flashback do porquê que você, jogador casual, abandonou o jogo físico.

 
Você vai ganhando decks nos desafios, e conforem 
ganha novas cartas, pode ir se aventurando em criar.

Para realizar os desafios diários e ganhar cartinhas, recursos e outros decks, é tranquilo você jogar com baralhos simples ou até se aventurar em criar alguma coisa diferentinha, mas à partir do momento em que você quiser se aventurar nos torneios, você vai precisar acompanhar o "meta" do jogo, e aí amigo, começa o esquema de gastar dinheiro pra conseguir boosters e assim as "wild cards".

Esse é o grande lance do Magic Arena que não existe no mundo físico do jogo, as "wild cards", que são cartas coringa que você pode transformar em qualquer carta dentro do jogo, o que facilita na construção de decks que acompanhem o "meta jogo".

O Magic Arena funcionou pra mim pra matar a saudade de um jogo que é muito bacana, apesar do desequilíbrio entre os jogadores casuais e "cascudos", e o lance dos desafios, de abrir os boosters virtuais, as animações (que são lindas) fazem dele um jogo legal de se ter instalado.

As ilustrações e animações são muito bacanas,
mas também deixam o jogo muito pesado.
 

Nenhum comentário: