sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Wak'a


Chegando bem a tempo para o dia das crianças, Wak'a é um jogo de 2006 do grande Roberto Fraga e chega ao Brasil pela Mandala Jogos com uma cara totalmente nova e uma produção caprichadona.

Nele os jogadores precisam realizar tarefas, de forma rápida, pois quanto mais você conseguir realizar dentro do tempo estipulado, mais pontos você receberá.

O jogo tem um setup onde são colocados à disposição do jogador da vez, um baralho de ações, peças de madeira, um saquinho com pedras coloridas, fichas que ficam escondidas com desenhos e uma figura que aqui em casa já recebeu o apelido de Dora, além disso um outro jogador fica responsável pela ampulheta que gerencia o tempo da rodada.

 Enquanto você se prepara, outro jogador fica responsável pela ampulheta.

O jogador da vez então retira uma das pedras do saquinho. São 3 cores de pedra, a vermelha pode te render pontos ao final da rodada, a amarela te faz comprar uma carta de ação para realizá-la e a pedra azul te faz tirar duas cartas.

Tudo gira em torno das ações, pois ao realizá-las você vai ganhar pontos, e elas são bem variadas, jogar a pedra para o alto e pegá-la, montar uma estrutura com as peças de madeira, ser o primeiro a pegar a "Dora" no centro da mesa, encontrar um desenho específico entre as fichas ou completar o desenho da carta com as pedras solicitadas.

Uma vez que você completa uma tarefa, você está apto a fazer uma outra para tentar ganhar mais pontos, mas é aí que mora a graça do Wak'a, pois você tem o tempo da ampulheta para realizar as ações, só que o jogador que controla a ampulheta fica encarregado de não mostrar o tempo que está rolando para o jogador da vez.

 Você vai realizar ações como achar uma figura ou montar uma estrutura.

Então fica à cargo do jogar definir se ele acha que ainda dá tempo de correr algum risco ou se ele grita "wak'a" e termina sua rodada, ganhando as cartas que foram executadas, e cartas bônus para cada pedra vermelha que ele tenha tirado.

O jogo termina quando cada um tiver sido o jogador da vez por três vezes, aí contam-se os pontos das cartas e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

O Fraga tem jogos muito inteligentes para a mulecada, e Wak'a é um daqueles que são super divertidos para jogar em família, una-se a uma caprichada produção do pessoal da Grok/Mandala e temos um joguinho que é legal de ter na sua coleção.

Sem saber quanto tempo falta, você decide se continua
a realizar tarefas, ou se para.


Nenhum comentário: