sexta-feira, 13 de novembro de 2020

The Castles of Tuscany


Um dos jogos mais recentes do grande Stefan Feld, em Castles of Tuscany o autor revisita outros castelos, os de Burgundy, mas dando uma nova forma de jogar e fazendo com que você sinta vontade de jogar um depois do outro (e ter os dois na coleção), vamos te contar agora um pouco mais sobre isso.

Ao examinar de perto dos componentes, e até mesmo o nome do jogo, você fica com uma primeira impressão de "prato requentado", mas conforme você vai lendo as regras já percebe que a história é um pouco diferente disso.

Logo de cara, os jogadores recebem três tiles grandes com 10 hexágons em cada, com esses três grande tiles você monta a sua região do jogo, além disso existe um tabuleirinho para cada jogador onde começamos iguais e vamos colocando tiles de bônus durante a partida, três pilhas com 7 hexágos e finalmente cada jogador vai receber cartas com as cores das regiões.

 Cada jogador começa com uma região diferente, onde
vai colocando os hexágonos coloridos.

A partida de Castles of Tuscany tem a duração de três rodadas, e essas rodadas são divididas em vários turnos em que os jogadores terão a oportunidade a cada vez comprar cartas, pegar tiles hexagonais e construir esses tiles na sua região.

Existem oito tipos diferentes de tiles, e como no seu primo em Burgundy, cada um deles te trará efeitos durante o jogo, e para construí-los, aqui temos a utilização de cartas ao invés dos dados, então ter sempre uma mão boa com elas, é bem importante.

Além dos efeitos, os hexágonos servirão como contador para o final da rodada, pois cada vez que o jogador compra um hexágono aberto do mercado comum, precisa repor com um do seu estoque, quando a pilha do primeiro jogador se exaurir, a rodada é fechada e existe uma contagem de pontos.


À partir do seu tile de Castelo (o verde escuro), você

coloca os tiles que tem várias ações diferentes.

Aqui no Tuscany temos duas trilhas de pontuação, a externa vai contando os pontos ganhos durante as rodadas, e quando ela se encerra, esse pontos são adicionados a trilha interna, fazendo com que você vá numa crescente interessante de pontuação.

Ao final da terceira rodada, acontece a última pontuação, junto com uns pontinhos referentes a elementos que sobram da partida, como recursos e cartas, e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Castles of Tuscany é um jogo que realmente se assemelha em vários aspectos ao Castles of Burgundy, mas apesar disso, tem outra pegada e outra forma de pensar na partida, além de ser bem mais dinâmico (dá pra jogar fácil em menos de 40 minutos) mas como eu falei logo lá em cima, são dois jogos que facilmente podem "morar junto" na sua coleção.


Diferente do Burgundy, aqui as construções serão feitas

com as cartas, que você recebe construindo ou comprando.
 

Nenhum comentário: