Quando começaram os primeiros teasers do jogo Marvel United da Cool Mini or Not e já fiquei totalmente de orelha em pé, se tem uma franquia que ainda não tinha acertado a mão, era a Marvel, pois mesmo tendo jogos legais como o Legendary, ainda faltava um jogo parrudo pra eles... acho que não falta mais.
Em Marvel United, os jogadores trabalham juntos para derrotar terríveis vilões e para isso vão passar por localidades e enfrentando ameaças e outros vilões menores até que o "boss" final seja eliminado.
No setup inicial são sorteadas 6 localidades, escolhemos o vilão principal, colocamos as ameaças deles pelas localidades e depois os jogadores escolhem qual herói vão usar na empreitada.
Cada herói tem um deck de cartas que são o mecanismo principal do jogo, uma vez escolhidos os heróis começa a partida.
A partida sempre vai começar puxando a primeira carta do deck do vilão, executa-se a(s) ação(ões) indicada(a), que podem ser muito problemáticas logo de cara, podendo já diminuir a mão dos jogadores, que aqui no jogo conta como a vida dos heróis.
As ameaças mais comuns vão fazer o vilão andar pelas localidades, colocar bandidos ou cidadãos em perigo ou resolver o "BAM!", que é uma característica específica de cada vilão, e uma vez resolvida a carta do vilão, os jogadores vão em ordem fazer os seus turnos.
Aqui começam as ideias bacanas do Marvel United, o jogador da vez baixa sua carta na "linha de história" e resolve a ação principal e alguma ação bônus da sua carta, mas também usa a ação principal da carta anterior, então você consegue potencializar a sua jogada.
Os heróis tem ações como se mover pelas localidades, salvar os cidadãos em perigo, bater nos bandidos e nos vilões menores, isso ajuda para que consigamos resolver as três missões do jogo.
As missões servem como "escudo" do vilão principal, à partir do momento em que a primeira é resolvida, o vilão começa a agir mais rápido, com a segunda resolvida, os heróis tem a possibilidade de causar dano ao vilão principal e resolvendo todas, os heróis compram automaticamente uma carta.
Outra coisa que eu achei bem legal é a forma que o vilão age, como falei anteriormente, a primeira carta do jogo é a do vilão, depois serão três turnos dos jogadores, abre-se outra carta de vilão, assim sucessivamente até que a primeira missão faça com que o vilão aja depois de duas cartas de herói.
O jogo pode terminar com a vitória dos heróis ao tirar todos os pontos do vilão principal ou com a vitória do vilão caso ele complete o objetivo dele, se acabar o deck do vilão ou algum herói começar seu turno sem cartas.
A jogabilidade do Marvel United é ótima, as miniaturas são um show à parte, e mesmo que eu tenha precisado fazer pasteups, a quantidade de textos envolvida, não é um absurdo, dando para jogar com a mulecada sem maiores problemas.
mais seis outras expansões.
Como era de se esperar pela parceria CMoN e Marvel, a campanha do Kickstarter foi um tremendo sucesso, conseguindo mais de 2,8MI de dólares, mandando para os apoiadores, um MONTE de extras e além da caixa base, a campanha contava com SEIS expansões (sendo duas exclusivas).
Eu realmente torço muito para que o jogo chegue ao mercado brasileiro (principalmente se vier com as expansões) pois tenho certeza que será um campeão de vendas.
pequenos sem maiores problemas.
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