quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

A Tripulação


O jogo que levou o Kenner Spiel des Jahres de 2020 desbancando o Cartógrafos, em A Tripulação os jogadores fazem parte de uma equipe que tentam em conjunto resolver as diversas missões da sua nave em busca do nono planeta.... mas esqueça o flavor que nem colado com cuspe ele é, mas isso não torna em nada o jogo menos brilhante.

A Tripulação é um card game onde teremos 50 missões a serem realizadas em um jogo que usa como mecânica principal a vaza, isto é, um jogador vai colar determinada carta na mesa e os outros precisam seguir o que foi colocado (se puderem) e quem tiver o maior valor leva a mão.

O jogo tem 4 "naipes" de cores e um "naipe" coringa.

Aqui temos além das quatro cores (que vão numericamente de 1 a 9) um "naipe" coringa com cartas de 1 à 4 que sempre levam a rodada, mas a grande sacada do jogo realmente é a crescente das missões.

Em cada missão à partir do jogador da vez (que é definido por quem pegou o 4 do "naipe" coringa) são distribuídos objetivos que são baseados nas formas, ordem e valores das mãos que são pegas durante o jogo.

Trocando em miúdos, na primeira missão por exemplo, ela é completada com sucesso se o jogador X pegar a carta 2 amarela em uma da mãos do jogo e por ser um jogo cooperativo isso parece simples correto? Só que não é bem assim.

Um jogador puxa uma determinada cor e os
outros tem que seguir (se conseguirem).

Conforme vão se abrindo novas missões elas vão ficando cada vez mais difíceis, então mais pra frente os jogadores terão que levar mãos em ordem ou um determinado jogador não vai poder levar mão nenhuma durante a partida e assim caminhando sempre dificultando um pouquinho mais.

Outra coisa bem bacana no jogo, é que apesar de ser cooperativo, os jogadores não podem ficar trocando informações o tempo todo, apenas uma vez em cada partida cada jogador vai poder escolher uma das suas cartas e colocar um marcador indicando se ela é a única carta daquela cor ou se é a maior ou menor para tentar ajudar na resolução da missão.

O lance é tentar cumprir às missões que são
distribuídas por toda Tripulação.

As partidas durante em média uns 10/15 minutos, então você vai jogar UM MONTÃO de uma vez só, e o jogo é viciante o suficiente para te deixar pregado nele sem sentir o tempo passar, para vocês terem uma ideia nós fomos da 1ª a 12ª missão em mais de 20 partidas de boas.

A Tripulação é um jogo pra lá de brilhante, mereceu e muito o prêmio e vale muito à pena ter na coleção, não veio em um preço muito caro pela Devir e dá pra mesmo depois de terminada as 50 missões começar tudo de novo, pois cada partida tem uma pegada totalmente diferente devido aos valores que saem e a mão de cada jogador.

"No espaço, ninguém pode ouvir você gritar",
mas você pode dar uma dica.
 

Nenhum comentário: