sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Série UNDO


E se você pudesse voltar no tempo para determinadas situações que pudessem impedir quem alguém morra no futuro? É com essa premissa que chega ao mercado brasileiro a série de jogos UNDO.

 Antes de mais nada gostaria de avisar que todas as fotos são da versão demo do jogo que foi enviada aos criadores de conteúdo, então mesmo que hajam alguns spoilers eles não vão atrapalhar na jogabilidade do jogo completo.

O jogo é composto apenas por cartas (grandes e pequenas) e ao abrir a caixinha ele vai te guiando sobre a forma de como toda a estrutura da partida funciona.

Você abre uma primeira carta, que vai te contar
quem morreu, e você precisa evitar essa morte.

Basicamente você vai abrir na mesas as cartas grande, depois separar as cartinhas de salto no tempo, as lupas, as cartas de resolução da cada carta grande e pistas (que você vai analisar com as lupas).

Então os jogadores vão juntos ler uma das cartas grandes, onde teremos um cenário bem detalhado e uma morte, que vamos tentar evitar usando os saltos temporais.

Aqui mora o grande barato da série UNDO, você terá disponível 9 cartinhas de salto, no jogo são 13 cartas de "momento" da história, você já começa abrindo uma delas então terá a chance de visitar outras 8 cartas grandes para tentar evitar a morte do jogo.


Você usa suas lupas, para investigar os

textos em negrito das cartas grandes.

Quando você visita essas cartas grandes, conta-se parte de uma história e são dadas aos jogadores três opções de ação e todos devem escolher em conjunto qual a mais adequada para mudar o curso da história, ao escolherem uma carta menor é aberta e pontos são dados.

As cartas variam entre valores negativos (que atrapalham aos jogadores), o zero (que não ajuda nem atrapalha) e pontos positivos, que somados fazem com a história não tenha o fim trágico já apresentado.

Além disso, cada carta grande tem um texto em negrito e uma cartinha menor referente à ele, os jogadores podem usar uma das suas 5 lupas para abrir essa cartinha e ter maiores informações sobre o texto destacado, e isso pode influenciar diretamente na escolha das opções da carta grande.

Os jogadores vão decidir entre três opções
a que pode evitar a morte no jogo.

Quando as 9 cartas de salto no tempo são usadas, os jogadores somam os pontos das suas escolhas e então vão até as cartas de fim de jogo para verem se conseguiram evitar a morte ou não.

UNDO tem uma "vibe" dos livros jogos (que eu me amarro), inclusive na forma em que mesmo que você não consiga evitar a morte em um primeiro momento, pode voltar a jogar outras vezes para tentar novamente dando a ele uma rejogabilidade que geralmente não acontece nesse tipo de jogo de dedução.

Depois de gastar todos os seus saltos no tempo,
o somatório das suas decisões definem a partida.
 

Nenhum comentário: