sexta-feira, 11 de junho de 2021

Herdeiros do Khan


O grande Gengis Khan está envelhecendo e um novo líder precisa ser escolhido e para ser o próximo líder você vai precisar viajar pela Ásia conquistando cidade e enviando presentes ao conselho para assim garantir votos suficientes para se tornar o mais influente entre os Herdeiros do Khan.

Esse é um jogo criado pelos amigos Lucas Ribeiro e Rodrigo Rego onde os jogadores serão candidatos ao posto de líder do povo Mongol, inicialmente cada jogador escolherá um dos personagens (com poderes diferentes) e receberá além do seu tabuleiro individual os marcadores de yurts, que são a forma de mostrar presença dentro do tabuleiro central.

No tabuleiro central temos três grandes áreas e em cada uma dessas áreas temos 3 cidades à serem conquistadas pelos jogadores e que terão fichas bônus para o primeiro jogador a conquistá-la, além disso vamos colocar as peças de melhorias de ações e as peças de tributo e também deixamos abertas demandas que vão dar votos a quem cumprí-las.

Você vai as cidades pegando os tesouros
para presentear os membros do conselho.

A rodada de Herdeiros do Khan funciona da seguinte forma, o jogador da vez escolhe uma das quatro colunas de ação, coloca sua ficha de ativação e realiza todas as ações possíveis daquela coluna, deixando ela desabilitada até que haja uma ação para recuperar as fichas de ativação.

As ações são simples, você pode mover pelo tabuleiro, pegar peças de tributo e usar o poder do Khan (única ação obrigatória caso seja ativada), além disso temos as ações extras que são atacar as cidades para conseguir tesouros, construir yurts que ajudam no controle de área do fim do jogo mas são também importantes pois diminuem o caminho dos jogadores, entregar os presentes aos conselheiros e cumprir demandas para ganhar votos e comprar melhorias para as colunas de ação.

Pra mim uma das grandes sacadas do Herdeiros do Khan está nas ações, são quatro colunas que inicialmente tem suas ações já pré-definidas, mas conforme o jogo avança você compra novas fichas e vai fazendo com que as colunas fiquem cada vez melhores e te ajudam e ter mais ações a cada rodada, então é muito importante que você consiga essas melhorias para não ficar para trás.

As colunas de ações vão melhorando conforme
você compra os upgrades, isso ajuda muito no jogo.

Outra coisa que os jogadores precisam ficar muito ligados é na progressão de votos, o jogo vai acabar quando um número de votos é atingido (dependendo da quantidade de jogadores), então ou você fica ligado nisso, ou as chances de você não conseguir ganhar o jogo é grande.

Então uma vez que a quantidade de votos é alcançada termina-se a rodada atual e mais uma rodada é efetuada e o jogo termina, é feito uma contagem de pontos baseado na influência sobre as três regiões no tabuleiro e votos são dados pelas cartas de conselho secretas e quem tiver a maior votação é o vencedor.

Eu acompanhei muitas "vidas" do Khan e fico muito feliz dessa versão final ser um jogo tão interessante e inteligente, apesar de ter saído com uma qualidade abaixo do que o jogo merecia, ele chega ao mercado num preço super acessível e com uma distribuição muito melhor do que a maioria dos outros lançamentos e eu torço muito pelo sucesso do jogo que já tem por aí kits de peças mais condizentes com a qualidade dele.

O lance é tentar espalhar yurts para facilitar durante
o jogo e para dar votos ao final dele.
 

Um comentário:

luish disse...

tem outras duas facetas estratégicas importantes no jogo, os votos ganhos por objetivos imediatos com cartas abertas na mesa e os votos ganhos com objetivos secretos de fim de jogo. Otimizar as combinações possíveis entre estes dois objetivos é fundamental também.