segunda-feira, 14 de junho de 2021

RetroGames : MediEvil


Estamos em 1826 e o temível mago Zarok quer dominar o reino de Gallowmere com sua horda de guerreiros mortos-vivos e as lendas contam que Sir Daniel Fortesque liderará as tropas do Rei até a vitória quando cairá morto para se tornar um herói, mas ele morre logo na primeira flechada em seu olho.

100 anos depois da batalha onde Sir Daniel tomba Zarok retorna lançando uma magia que deixará Gallowmere em uma noite eterna, mas ao reviver sua horda de mortos-vivos acaba também revivendo nosso pretenso herói que finalmente terá a oportunidade de mostrar que a lenda sobre seu nome não era só historinha.

Sir Daniel na luta contra a horda criada
pelo mago Zarok.

MediEvil foi lançado para o primeiro Playstation em 1998 e nele vamos nos aventurar com Sir Daniel que depois de 100 anos morto agora é uma pilha de ossos, e com ele nos aventuramos pelos cenários em Gallowmere para encontrar e derrotar Zarok e devolver a paz ao reino.

Um dos grandes baratos do jogo já começa pelo protagonista, um herói esqueleto que quando não tem uma arma apropriada retira o próprio braço para usar como defesa.

O jogo usa visão em terceira pessoa e tem cenários e situações muito divertidas que lembram muito a estética dos filmes do Tim Burton, inclusive na trilha sonora criada pela dupla Bob & Barn com nítidas influências do grande Danny Elfman (parceiro constante do Burton).

Em MediEvil II o jogo avança 500 anos
mas Sir Daniel não envelheceu nada.

Apesar de gostar muito de jogar eu nunca tive muita paciência para zerar os jogos, mas o MediEvil foi um dos que eu fiz questão de ir até o final, foi o jogo que me fez fã do Playstation e fez com que eu assumisse o console da Sony como meu preferido nos anos seguintes (já estou no PS4 tendo passado por todas as gerações deles).

MediEvil teve uma continuação em 2000 onde 500 anos depois do seu merecido descanso Sir Daniel seja revivido em uma Londres Vitoriana para tentar derrotar os planos de Lord Palethorn e do terrível Jack, o Estripador de reviver os mortos.

Nessa segunda aventura além do personagem principal temos a ajuda da múmia Kyia por quem Sir Daniel acaba se apaixonando e o grande barato desse jogo é que podemos "andar" com a mãozinha herói, que vai ser útil para entrar em lugares apertados e resolver alguns probleminhas durante o jogo.

O remaster de 2019 para o PS4, apesar de não
trazer muita novidade está com os gráficos lindos.

Em 2019 o jogo recebeu um remake caprichado para o PS4 com gráficos muito melhorados e algumas atualizações em relação ao original, mas a crítica não recebeu ele muito bem por achar sua jogabilidade datada mas apesar disso tudo para os fãs (como eu) foi muito legal reencontrar Sir Daniel com gráficos melhorados.


Nenhum comentário: