quinta-feira, 15 de julho de 2021

Red Cathedral


Durante o reinado do Czar Ivan, o Terrível, para celebrar suas conquistas ele mandou que fosse construído o templo que hoje é conhecido coma a Catedral de São Basílio e em Red Cathedral os jogadores serão grupos de arquitetos contratados para construir partes da catedral ganhando prestígio junto ao Czar.

O setup inicial conta com a arrumação das cartas que serão segmentos da catedral, além de um tabuleiro central onde existe um rondel com quatro áreas representando estações do ano e onde os jogadores irão para conseguir recursos e favores para ajudar durante a construção.

Além disso cada jogador tem seu tabuleiro individual onde temos o nosso inventário, os ornamentos para a catedral e onde colocamos os tiles de oficina conforme vamos coletando eles durante a partida.

O desenho da catedral é definido no início
do jogo e precisamos construí-la.

A partida de Red Cathedral consiste em várias rodadas onde os jogadores se revezam em turnos rápidos fazendo uma das três ações possíveis do jogo, que são : reivindicar um segmento da catedral, construir um segmento já reivindicado ou adquirir recursos.

Os segmentos da catedral são divididos em base, os meios e os telhadinhos e a forma com que a catedral será montada depende da quantidade de jogadores e da cartinha da planta de construção que foi sorteada no setup inicial do jogo.

Ao reivindicar um segmento da catedral você precisa primeiro ver se já não existe nenhuma bandeira de outro jogador e se o segmento é o mais próximo a base sem ter sido reivindicado, caso não haja você coloca uma bandeira sua e pega o tile de oficina que está na carta e leva para o seu tabuleiro e à partir desse momento você estará apto a construir esse segmento.

O mercado do jogo é um dos seus grandes
destaques, com um rondel "multi-uso".

Para construir você vai precisar de recursos e pra mim é aqui que o jogo brilha, o rondel de mercado no Red Cathedral é formado por 5 dados que foram previamente rolados durante o setup, ao escolher a ação de conseguir recursos você vai andar com esse dado a exatamente quantidade mostrada e vai pegar os recursos de onde ele parar, caso haja outros dados você multiplica a quantidade de dados pelo recurso, isto é, se você pegaria 2 tijolos com um dado caso haja outro dado você pega 4 tijolos.

Outra ação que você pode fazer é utilizar o poder de uma das quatro cartinhas de guilda que estão disponíveis e ajudam ao jogador a ganhar reconhecimento e/ou prestígio, conseguir levar recursos aos segmentos ou adquirir recursos.

E finalmente dependendo do dado que você escolheu, se por acaso você tem alguma oficina no seu tabuleiro que você tenha colocado na mesma cor do dado utilizado, você pode realizar aquela ação descrita.

Conforme vão sendo construídos os segmentos,
a catedral vai ganhando vida.

Uma vez que você tenha os recursos você precisa levá-los para os segmentos, e aqui o jogo tem aquela pegada de "cobertor curto" que eu particularmente gosto muito. Ao escolher a ação de construir você pode levar até 3 recursos para os segmentos que você reivindicou, caso você consiga já atender a todos os recursos desejados, você ganha os rublos e os pontos de reconhecimento por ter terminado aquele segmento.

Se você ainda puder, pode ornamentar esse segmento (ou outro que ainda não tenha sido ornamentado), essa ação possivelmente dará pontos de prestígio (dependendo dos recursos usados) e ajuda na disputa da pontuação de final de partida.


As guildas dão uma força para os jogadores

que vão utilizar o mercado.

O jogo prossegue até que o primeiro jogador consiga completar o seu 6º segmento de catedral, disparando assim o final do jogo, cada outro jogador terá mais um turno e partimos para a pontuação final onde os jogadores vão ganhar pontos de prestígio pelos recursos não usados e num "controle de área" de cada uma das colunas da catedral contando bandeiras e ornamentos, uma vez computado todos esses pontos, quem tiver o maior somatório é o vencedor.

Red Cathedral é um euro muito gostoso de jogar, tem elementos que eu gosto muito como o rondel e o controle de área, tudo isso numa duração bastante boa e pelo preço que chegou ao mercado nacional merece destaque (e um lugar na sua coleção).

Um comentário:

Jacques disse...

É um jogo muito bom mesmo!!! Gostoso de jogar, estratégico, leve e com uma duração média que não cansa. Comprei e fiquei muito satisfeito.