sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Fornalha


Em Fornalha os jogadores serão empresários durante o século XIX disputando companhias para que elas lhe deem o maior lucro e no final você seja o mais rico entre todos.

O jogo é composto basicamente por cartas e as peças de recurso, durante o setup inicial colocamos cartas de companhia para serem leiloadas nas quatro rodadas do jogo e cada jogador vai receber uma companhia inicial e um capitalista com um poderzinho especial.

A cada rodada os jogadores vão ao leilão para tentar conseguir companhias para sua maquininha de dinheiro (pontos) e para isso dispõe de 4 fichas apenas e esse processo acaba sendo um dos leilões mais interessantes que eu já joguei ultimamente.

Você vai com as suas fichas para o leilão,
mas mesmo que você não consiga ganha recursos.

Na sua vez você coloca em uma das cartas uma das suas fichas e a seguir os outros jogadores também devem colocar as suas mas temos aqui algumas restrições, você nunca pode colocar uma ficha de valor igual a alguma previamente colocada e nem pode colocar uma ficha em um lugar onde você já tem fichas previamente colocadas.

Isso quer dizer que as fichas de 4 são imbatíveis, o que te garante sempre uma das companhias que estão sendo leiloadas, mas e as outras?

Aqui entra uma das paradas mais bacanas no Fornalha, as cartas de companhia além dos poderes que elas vão liberar para os jogadores que a adquirirem também apresenta no topo delas desenhos de recursos, quando você for perdedor de um leilão vai ganhar aquele recurso multiplicado pelo valor da sua ficha.

Você monta a sua maquininha para conseguir
o dinheiro necessário pra ser o vencedor.

Essa é uma forma imprescindível de conseguir recursos que talvez a sua maquininha ainda não esteja produzindo ou até mesmo consegui-los em quantidades boas "queimando" uma ficha de 3 por exemplo pra dar uma boa multiplicada.

Uma vez que o leilão acaba, recursos são distribuídos e você recebe a(s) sua(s) nova(s) companhia(s) começa a fase onde a sua maquininha de dinheiro entra em ação.

Cada jogador vai ativar todas as companhias que tem direito e aqui você tem uma funcionalidade na companhia inicial muito valiosa que é a capacidade de fazer upgrade nas outras que serão adquiridas via leilão e que ao serem "modernizadas" de abrem uma nova ação que pode ser ativada na mesma rodada inclusive caso ela seja utilizada depois da companhia inicial.

A companhia inicial é a única que te dá a
oportunidade de fazer upgrade nas outras.

Toda essa combinação tem como único propósito ganhar dinheiro, que não tem outra função dentro do jogo a não ser contar como pontos de vitória e ao final de apenas quatro rodadas quem tiver a maior quantidade do "vil metal" é o vencedor.

Fornalha é um jogo brilhante que me surpreendeu muito positivamente, ele entrega em uma partida de pouco mais de uma hora uma fase de leilão muito única para depois te dar uma brincadeira de como montar e executar a melhor maquininha de pontos e pra mim já pinta no TOP5 dos jogos de 2021.


Excelente jogo que chega ao mercado

pela Meeple BR Jogos.
 

Nenhum comentário: