terça-feira, 26 de outubro de 2021

Hippocrates


Um dos destaques da Spiel de Essen esse ano em Hippocrates os jogadores serão responsáveis por colocar em prática todos os ensinamentos daquele que é considerado o pai da medicina moderna, para isso estaremos prestando auxílio aos enfermos e contratando médicos especializados e assim ganharemos o respeito (e os pontos de vitória).

O jogo tem um tabuleiro central onde ficam localizadas cidades de onde receberemos os enfermos e de onde tiraremos os médicos que precisamos para que possamos tratá-los, além disso cada jogador começa com o seu "consultório" e um médico residente.

O jogo tem 4 rodadas divididas em três fases muito distintas, na primeira fase os jogadores receberão os enfermos na sua sala de triagem, isso funciona com um rolamento de dados para indicar qual das três linhas de enfermos o jogador pode acessar e depois cada jogador coloca seu peão numa das cidades.

Na primeira fase do jogo, você vai receber
os pacientes na sua sala de exames.

Ao escolher a coluna existem duas coisas a serem observadas, se ao lado do dado estiver um paciente, você pega ele pra você e coloca na sala de exames do seu tabuleiro pessoal e pega e/ou paga o que estiver descrito no local de onde ele saiu, mas caso não haja nenhum enfermo você só recebe o bônus indicado.

Essa ação se repete três vezes a cada rodada dando a possibilidade de cada jogador terminar com pelo menos três pacientes na sua sala de exames e depois de recebidos os dracmas pela consulta e feito o pagamento aos médicos do seu consultório passamos para a segunda fase da rodada.

Nessa segunda fase os jogadores precisarão contratar novos médicos para atender a demanda dos pacientes, vale aqui ressaltar que cada médico pode atender de um a três pacientes, mas eles tem especialidades diferentes portanto aqui fica um "mini-game" de analisar bem os seus pacientes para pegar médicos que otimizem o atendimento.

Depois precisamos contratar
médicos e
comprar os recursos para o
tratamento dos enfermos.

Você tem duas chances de recrutar médicos a cada rodada, na primeira você recorre aos "médicos sem fronteiras" que são médicos não atrelados às seis cidades e a segunda você pega médicos que vem das cidades.

O grande lance aqui é que os "médicos sem fronteiras" vem de informação aberta, você sabe quantos pacientes eles podem atender e seus preços, já os médicos das cidades só são abertos depois que essa primeira convocação é resolvida a única informação que você tem disponível é a especialidade dele.

Além disso nas cidades você pode também comprar as ervas, unguentos e poções por preços melhores e que são os recursos necessários para curar os pacientes, mas aqui rola uma pegadinha, você precisa escolher, pode contratar o médico, comprar os recursos ou o combo, que é geralmente uma oportunidade melhor pois te dá uma ficha bônus sempre muito boa, mas você vai precisar de (muitos) dracmas para isso.

Depois você precisa tratar seus pacientes
combinando médicos e usando os recursos.

Passada a fase dos médicos vem a fase de tratar os enfermos e aqui temos outro "mini-game" pois precisamos anexar os pacientes aos médicos que possam tratar das suas necessidades as vezes precisando colocar mais de um para tratar do mesmo paciente ficando visualmente parecendo cadeias de carbono.

É importante entender aqui que você só pode atender pacientes caso tenha todos os recursos necessário, caso você não tenha naquele momento ele continua no seu consultório aguardando.

Finalizado o atendimento os jogadores ganham pontos de vitória pelos pacientes atendidos, caso o médico tenha fechado todos os seus atendimentos ele também é dispensado e você ganha os pontos dele e caso você tenha pacientes na sala de exames eles descem para a emergência e se tiver algum na emergência não atendido, bem, esse vai para o colo de Hades e você vai perder pontos ao final do jogo.

A minha partida foi pelo Tabletopia,
mas a versão física dele está linda demais.

Depois de quatro rodadas o jogo se encerra, você pode tentar um atendimento sem médicos só utilizando os recursos (para não deixá-los ir para Hades) e quem tiver a maior quantidade de pontos é o vencedor.

Hippocrates é um euro de cobertor curto, excelente, com essa pegada de pequenos jogos integrados ao jogo principal que deixa você ligado no que está acontecendo o tempo todo, apesar dos temas distintos ele me deu um gostinho do Grand Austria Hotel e do Space Cantina que são jogos que eu já adorava, mas aqui com decisões diferentes.

Merecido o hype em volta dele e é bom saber que ele está na lista de jogos que a Grok estará trazendo para o Brasil em breve, pois é um daqueles jogos que eu vou querer jogar mais vezes com certeza.

Nenhum comentário: