segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Grand Austria Hotel


Em Grand Austria Hotel os jogadores são competidores no ramo da hotelaria vienense no início do século XX, e cada hotel tenta trazer mais clientes para manter seus quartos ocupados e para isso se utilizam dos melhores funcionários para também caírem nas graças do Imperador.

Jogado em sete rodadas, o jogo utiliza seleção de dados como mecânica principal, onde em cada rodada os jogadores vão jogar dois turnos alternados onde eles farão escolhas dos clientes a serem atendidos (de forma opcional) e ações dos dados (obrigatórias).

Para a escolha dos clientes temos sempre cinco cartas a disposição, cada cliente vem em uma das três cores dos quartos disponíveis (ou em uma cor coringa) e todos tem demandas de pedidos entre os doces (strudel e bolo) e bebidas (café e vinho) que precisam ser atendidos.

 No tabuleiro central, a trilha do imperador e
os clientes a serem captados para os hotéis.

Ao escolher um dos clientes você os coloca em uma das suas três mesas disponíveis e se prepara para atendê-los, ao conseguir entregar todas as demandas de um dos hóspedes, você recebe o bônus indicado na carta e precisa colocá-lo em um dos quartos.

No seu hotel temos uma série de quartos em três cores (amarelo, vermelho e azul), cada jogador começa a partida com três quartos já preparados, ao subir um hóspede para um dos quartos, aquele quarto deixa de estar disponível e o jogador precisa preparar novos quartos para atendê-los.

Outra coisa legal dos quartos é que ao fechar determinada quantidade de quartos adjacentes da mesma cor, você dispara um bônus em pontos, dinheiro ou avanço na trilha do imperador.

 As ações dependem da face dos dados e a quantidade deles.

Mas falamos até agora sobre os clientes, mas não falamos nada dos dados, que são o elemento mais importante na mecânica do jogo.

No início de cada rodada, o jogador inicial rola uma quantidade de dados (baseada no número de jogadores) e os aloca no tabuleiro de ações.

São cinco ações distintas (o sexto número do dado copia uma das cinco anteriores) que utilizam o número do dado e tem como quantidade de ações a quantidade de dados que saíram com aquela face.

Tipo, nas ações da face 1 e 2 você pode pegar os recursos para atender a demanda dos clientes, então se saíram 4 dados com a face um, o jogador escolhe um daqueles dados, e pode escolher quatro cubos de bolo/strudel para o seu restaurante.

 Você começa com os funcionários na mão,
mas vai baixando para ajudar nas ações.

O dado escolhido é descartado, então o próximo jogador se quiser utilizar a mesma ação, poderá pegar apenas 3 cubos de bolo/strudel.

Além das ações de recursos (1 e 2) você também pode preparar novos quartos (3), aumentar sua trilha de dinheiro ou andar na trilha do imperador (4) e contratar novos funcionários (5).

Os funcionários dão uma ajuda danada durante as rodadas, e alguns vão te dar pontos no final do jogo. Eles começam na sua mão e você usa a ação 5 para colocá-los na mesa.

 E os hotéis com quartos preparados e ocupados.

Ao final das rodadas 3, 5 e 7 temos uma pontuação baseada na trilha do imperador, e depois dessa pontuação da sétima rodada o jogo termina, e são adicionados pontos dos quartos, dos funcionários e dinheiro (perdendo ponto se tiver hóspede sem ser atendido) e quem tiver mais ponto ganha.

O Grand Austria Hotel é um jogo gostoso, mas peca no "downtime" da sua primeira ação da rodada para a segunda, se você é o jogador inicial, você pode esperar um bocado e não tem muito como planejar, você vai ter que se virar com o que sobrou.

Por isso acho que o ideal para ele, seria partidas com no máximo três jogadores, mas ele é um jogo bem bacana que a Papergames trouxe para o Brasil, e que vale conhecer.

Nenhum comentário: