sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Honshú


Em Honshú somos urbanistas durante o Japão feudal que estão projetando suas cidades e para isso precisam escolher bem como organizar seus projetos para que fiquem mais vistosos do que os dos outros nobres.

O jogo passa-se em 12 rodadas, na preparação, cada jogador recebe uma mão com 6 cartas, essas cartas são numeradas de 1 a 60 e nelas existem 6 campos com desenhos de cidades, florestas, lagos, pousios, fábricas e áreas que dão recursos, além disso cada jogador já começa com uma carta baixada com um recurso disponível.

No início da rodada o jogador inicial escolhe uma das cartas da mão para colocar em um leilão, o valor da carta é o valor do "bid" que o jogador está dando.

Na hora do leilão, decidir se coloca uma carta boa
de valor baixo ou uma carta alta pra escolher primeiro.

Adicionalmente ele pode usar um dos seus recursos disponíveis para aumentar o seu "bid" em 60, os jogadores seguintes fazem a mesma coisa, só que precisam usar o recurso igual ao que o primeiro jogador usou.

Definido a ordem dos ganhadores, os jogadores vão escolhendo entre as cartas baixadas a que querem colocar no seu projeto, e aí que entra o diferencial do jogo.

Ao colocar a carta no seu projeto, você precisa obedecer algumas regrinhas, a primeira é que pelo menos um dos campos precisa estar acima ou abaixo de alguma carta que já esteja no seu projeto, os lagos não podem nunca ser sobrepostos ou ficar abaixo de outra carta e finalmente, pelo menos um dos campos da nova carta precisa estar visível.

 Sua mão de cartas e como você pensa a formação do seu projeto.

Respeitando essas regras você coloca a carta em qualquer posição no seu projeto, fazendo com que visualmente as cartas pareçam estar bagunçadas, mas formando uma trama de campos muito interessante e bonita, e além disso, você precisa formar esses campos do melhor jeito a pontuar.

O jogo segue rodada a rodada, quando você tiver três cartas na mão passa todas ao jogador a esquerda, quando zerar compra mais 6 e repete o processo quando tiver três novamente mas dessa vez passando ao jogador da direita e quando você zera as cartas da mão pela segunda vez o jogo termina e vamos pontuar os projetos.

 No final, o jogo fica visualmente muito bacana.

Você ganha ponto pela sua maior cidade, pelas florestas, pelos lagos (à partir do segundo contíguo) e pelas fábricas, que precisam ser abastecidas com recursos, além disso tem cartas de objetivos comuns que também dão pontinhos e caso haja empate no somatório final, o jogador com mais pousios contíguos ganha.

Honshú é um card-game bacana, rápido, visualmente lindo, e viciante, você termina uma partida com vontade de jogar outra, e foi uma grata surpresa que a Conclave trouxe para o mercado com um preço bastante bom.

http://www.gameofboards.com.br/

Nenhum comentário: