quarta-feira, 3 de novembro de 2021

TOP3 : Jogos Tipo "Tétris"


Eu sou fã dos jogos com peças "tipo tétris" desde antes mesmo de conhecer o Tétris, jogos como Contra-Ataque (82) já usavam os poliminós e segundo uma rápida pesquisa no Board Game Geek o primeiro a usar essas peças com formatos diferentes foi o Pentominoes (53).

Mas o curioso é que de uns anos para cá muitos jogos tem usado o artifício dos poliminós em seus componentes e em especial o Uwe Rosenberg, parece que ficou apaixonado por eles e lançou um monte de jogos com pecinhas "tipo tétris", alguns excelentes outros nem tanto.

Fato é que eu me incluo nessa turma que quando vê um jogo com os poliminós fica instigado a testar e por isso resolvi dedicar essa semana à eles, na segunda-feira falei do New York Zoo e hoje tem o TOP3 (sexta-feira tem mais).

Criado pela dupla Wolfgang Kramer e Richard Ulrich o Princes of Florence é um jogo que usa os poliminós para os prédios que são comprados durante o jogo e formam a composição do seu território.

Esse é um euro bem bacana e muito punitivo que usa bem as pecinhas "tipo tétris" mas que tem muita coisa além envolvida.

Os prédios do Florence, servem para pontuação.

O melhor colocado na lista do BGG em Um Banquete a Odin do já citado Uwe Rosenberg, aqui os poliminós servem para irmos marcando no nosso tabuleiro a progressão de conquistas dos nossos vikings durante a partida.

A forma com que o Uwe usou as peças no seu jogo é brilhante e somado a alocação de trabalhadores e todo o entorno do jogo que é excelente fazem com que o Odin seja uma daquelas experiências que todo fã de jogos pesados deve ter.

Em Odin as peças dão pontos, mas também
marcam o avanço no jogo.

Mas pra mim até hoje o melhor jogo com peças "tipo tétris" é o Antiquity, uma criação da dupla   Jeroen Doumen e Joris Wiersinga, que além de designers são responsáveis pela editora Splotter Spellen.

Os poliminós em Antiquity são os prédios que serão usados para a alocação dos nosso trabalhadores e também responsáveis por ações dentro do jogo e dos três jogos citados é o que tem o espaço mais apertado para a construção deles, forçando geralmente ao jogador fundar uma nova cidade para poder expandir seus prédios.

Os prédios do Antiquity servem para alocação
dos trabalhadores e ações dentro do jogo.

Esse é um daqueles jogos que quem não conhece, precisa conhecer, é um dos meus TOP5 da vida e apesar de ser um dos jogos mais cruéis que eu já joguei, ainda assim tô sempre com vontade de jogá-lo.

Como menção honrosa eu coloco o Cartógrafos do amigo Jordy Adan, que usa os poliminós de uma forma diferente, uma vez que você precisa desenhá-los no seu tabuleiro para assim conseguir cumprir as pontuações mostradas no jogo e hoje é com certeza o jogo nacional (merecidamente) mais bem cotado no BGG.

O representante brazuca é o Cartógrafos, um dos
melhores "roll and write" do mercado.
 

Nenhum comentário: