terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Coleção Similo


A linha Similo consiste de jogos de cartas cooperativos onde os jogadores precisam através de dicas visuais tentar descobrir a carta que o Informante sorteou no início da partida, mas o que pode parecer ser uma tarefa fácil pode ficar bem embaçada.

Como já comentado no início do jogo um dos participantes será o Informante, a primeira coisa que ele precisa fazer é sortear uma das cartas, essa será a carta que os outros jogadores precisarão descobrir, depois disso ele pega mais 11 montando um grid 4x4 com todas elas.

O Informante compra então uma mão de 5 cartas que ele utilizará para dar as dicas aos outros jogadores e então na vez dele precisa colocar uma carta em pé ou deitada para indicar semelhança ou diferença.

O Informante sorteia uma carta sem que outros jogadores vejam.

Explicando melhor, a carta tirada foi a Galinha, então o Informante pode colocar um Lagarto deitado para indicar que a carta a ser descoberta NÃO é um réptil ou então colocar um Gavião em pé indicando que a carta a ser descoberta É uma ave.

Uma vez que a dica é baixada os outros jogadores precisam ir tirando cartas do grid, 1 na primeira rodada, 2 na segunda e assim sucessivamente até que só sobre a carta que o Informante sorteou lá no início ou então que essa carta seja tirada previamente e todos percam a partida.

A cada nova dica, cartas vão sendo retiradas do grid.

Mas o que parece relativamente simples tem um "twist" interessante conforme você precisa tirar mais cartas, pois as vezes ficam cartas só de um tipo (como por exemplo só aves) e aí você precisa apelar para outro tipo de informação, mas sem falar, talvez usando um Cavalo em pé para dizer que a carta a ser descoberta é um animal da fazenda e os jogadores vão precisar entender essa dica para não perderem.

Achei Similo um jogo bem inteligente, super gostoso de jogar em família ou de forma descontraída com a galera e é daqueles joguinhos legais de ter na coleção de casuais e que ainda por cima tem uma arte muito bacana.

A Grok trouxe a coleção com 6 títulos (Animais, Animais Ferozes, Monstros, Mitos, História e Contos) que podem ser jogados misturados dando um desafio maior na hora das dicas e além da versão física o jogo existe também a versão digital em app se vocês quiserem testar antes.

O lance é que as vezes não é fácil descobrir quais cartas tirar.
 

Nenhum comentário: