terça-feira, 5 de abril de 2022

Blue Lagoon


No recém lançado Blue Lagoon, os jogadores precisam com seus colonizadores explorar as ilhas do arquipélago Polinésio e além de fundar aldeias ainda disputam recursos e maioria territorial nesse jogo de controle de área do mestre Reiner Knizia.

O tabuleiro central mostra o arquipélago formado por oito ilhas, cada jogador receberá uma quantidade de fichas de colonizadores baseada no número de participantes além das cinco aldeias.

As regras do Blue Lagoon são extremamente simples, ele é jogado em duas fases distintas (exploração e povoamento) e na sua vez de jogar você deve colocar no tabuleiro uma ficha de colonizador (com o lado de barco ou do homenzinho) ou uma aldeia sempre adjacente a alguma peça previamente colocada no jogo.

Você usa suas fichas para explorar as ilhas do arquipélago e pegar recursos.

Sempre que colocar qualquer peça em um espaço que tenha um dos recursos do jogo você pega ele que servirá para uma pontuação ao final de cada uma das duas fases da partida.

Na primeira fase você acaba posicionando tanto fichas quanto aldeias, já na segunda fase as aldeias ficam no tabuleiro e a colocação das fichas é à partir delas, o que pode dar uma mudada no panorama do jogo e no posicionamento das suas peças em relação aos adversários. 

As fases terminam de duas formas, quando os recursos forem todos pegos ou quando todos os colonizadores e aldeias forem colocados no tabuleiro (só os colonizadores na segunda fase).

Na segunda fase do jogo, já com as aldeias todas no tabuleiro você precisa repensar seu posicionamento.

Uma vez disparada o final da fase os jogadores vão ganhar pontos pelos recursos, presença nas ilhas (quem cobriu mais território) e também pela maioria nas ilhas.

O barato do Blue Lagoon é essa corridinha pelos recursos e conseguir com suas fichas e aldeias cobrir a maior quantidade de território se possível dando pernada nos amiguinhos.

Eu achei o jogo bem simples, acho que funciona bem com a mulecada e jogadores casuais a produção tá super caprichada e se você tá começando agora nos tabuleiros modernos ou quer apresentar jogos para quem tem pouca bagagem pode ser uma pedida legal.

Nenhum comentário: