segunda-feira, 6 de junho de 2022

Destemidos : Normandia


Destemidos : Normandia vai levar os jogadores a 1944 onde as tropas aliadas chegam à costa da França para o que seria o momento em que o Eixo começaria a perder forças e os rumos da Segunda Guerra começariam a mudar.

O jogo vem com um livreto com 12 cenários que cobrem de junho a agosto de 1944 e tem diversos níveis de dificuldade e utilização dos vários tipos de peças do jogo.

A preparação dos cenários conta com a montagem do tabuleiro modular conforme a ilustração no livro de cenários, ali também é indicada a forma com que o baralho dos jogadores e a área suprimentos é arrumada além do posicionamento inicial das tropas.

As cartas são quem guiam as suas ações no jogo.

As regras para o Destemidos é bem simples, no início da rodada os jogadores compram 4 cartas do seu baralho, escolhem uma delas para servir na definição de iniciativa e depois tenta usar da melhor forma as cartas restantes.

Os jogadores tem como objetivo conseguir capturar os pontos de vitória que estão espalhados pelo tabuleiro e para isso precisam primeiro ser descobertos pelos esclarecedores e depois controlados pelos fuzileiros.

O combate no Destemidos é baseado na defesa das fichas, distância entre os combatentes e algum bônus dado pelo terreno, uma vez definido esse valor o atacante rola uma quantidade de dados e caso consiga um valor igual ou maior o defensor precisa tirar do seu deck a carta referente aquela ficha se por acaso você não tiver mais cartas daquele tipo a ficha é retirada do mapa.

Você precisa chegar nos terrenos e controlá-los para conseguir os pontos.

O jogo tem uma forma interessante de montagem de deck, você começa com algumas cartas e pode ir reforçando durante a partida e isso é imprescindível para que você consiga realizar mais ações com determinadas fichas de tropas no tabuleiro e também para evitar que elas sejam tiradas de jogo.

Uma partida termina assim que um dos dois lados consegue a quantidade de fichas de vitória exigidas pelo cenário e assim é declarado o vencedor.

Destemidos : Normandia é um jogo de muita observação de tabuleiro, pois se você não marcar as fichas inimigas em cima você pode perder feio, ele é muito tático e por ter regras bem tranquilas de ensinar é bem acessível tanto para jogadores novatos quanto mais cascudos.

É impossível não compararmos ele ao Memoir '44 principalmente por ambos se utilizarem das cartas como forma de fazerem o jogo rodar, mas tirando essa semelhança (e o tema obviamente) são dois jogos bastante distintos e ambos tem lugar na prateleira dos fãs do tema.


São 12 cenários que vão adicionando novas dificuldades a cada partida.
 

Um comentário:

Nelson Galvão disse...

Baita resenha. To no aguardo do preço, mas já to hypado a tempo. Bem provavel que venha. A meeple tem sido muito feliz com os valores dos ultimos lançamentos dela.