segunda-feira, 25 de julho de 2022

Bitoku


Numa época ancestral já esquecida pelos homens vivia um Grande Espírito da Floresta e ele era responsável por manter o equilíbrio das coisas e manter a paz entre as coisas fofinhas e lindas, mas ele estava já pronto para transcender e apenas o mais valoroso ser da floresta poderá ocupar o seu lugar, e essa é a historinha de Bitoku que apesar de lindinha é só "fluff" então vamos falar desse jogaço!

Bitoku usar um tabuleiro enorme que comporta até 4 jogadores, nele temos os espaços para alocação de dados e todas as áreas onde vamos pegar os prédios que serão construídos, cartas para nosso deck, os cristais que ajudam no decorrer da partida entre outras coisas.

Cada jogador tem também seu tabuleiro pessoal que é muito importante pois é um dos vários lugares do jogo que lhe garantirão pontos, principalmente os de final de jogo, então não subestime os pontinhos dele.

O tabuleiro principal e sua tênue linha entre o lindo demais e o poluído demais (eu achei lindo).

O jogo roda em exatamente 4 rodadas (ou anos) e em cada uma dessas rodadas teremos 4 fases (as estações) onde a mais importante é o verão, onde todas as ações serão executadas pelos jogadores.

Cada jogador começa com um deck que vai aumentando durante a partida, três dados, alguns peregrinos (por aqui carinhosamente apelidado de Pedrinho) e os prédios.

Na sua vez de jogar você tem quatro opções possíveis, você pode jogar uma carta da sua mão em um dos três espaços do seu tabuleiro pessoal (e assim liberar um dado preso), levar um dado desbloqueado para o tabuleiro principal e realizar sua ação, atravessar o rio com um dado já no tabuleiro principal ou passar.

Você usa cartas para liberar os dados para fazer as ações para ganhar pontos. Ufa!

As cartas do jogo tem ações similares as encontradas no tabuleiro, a diferença é que conforme o deck vai melhorando elas vão se tornando mais poderosas e você ainda pode ganhar uns pontinhos importantes com elas ao eliminá-las do jogo.

Já os dados tem funções bem importantes dentro da partida, você só terá três deles para sempre (não tem dado extra como em alguns jogos) e ao levá-lo para o tabuleiro principal o valor dele é determinante para ação que você quer realizar e mais, você só consegue realizar essa ação se no local onde ele for alocado o valor for igual ou maior aos dados já alocados por lá, mas não arregale o olho agora, tem muitas maneiras de ganhar tokens para aumentar o valor do dado.

Finalmente a ação de atravessar o rio consiste em pegar um dos dados já alocados e colocar em espaços que vão te dar cartas de caminho Bitoku, cartas de ação, objetivos de final de jogo ou outros bônus interessantes.

Você primeiro coloca os dados na floresta para depois atravessar o rio.

Já falei algumas vezes aqui sobre os pontos do jogo, pois bem, muitas coisas vão te dar pontos durante o jogo, aliás praticamente tudo que você faça na partida vai te dar ponto seja automaticamente ou para o final do jogo, focar em determinada forma de pontuar pode não ser uma boa estratégia, mas diversificar muito também não, então Bitoku acaba sendo um daqueles jogos que quanto mais partidas, mais claro fica as melhores combinações para chegar a vitória.

Ao final da quarta rodada o jogo acaba e temos uma conferência pelas pontuações de final de jogo (que são muitas) e quem tiver a maior pontuação é nomeado o novo Grande Espírito da floresta.

Achei o jogo fantástico, tem coisas muito bacanas como os peregrinos (os Pedrinhos) que estão adormecidos e precisam ser acordados para começaram suas caminhadas, o caminho de cartas Bitokus que podem ser uma excelente fonte de pontos (e recursos), a trilha dos kodanas (ou "cebolinhas") que tem uma corridinha legal ali, enfim é um daqueles jogo que você sai com vontade de jogar novamente para explorá-lo mais.


Os "Pedrinhos" peregrinam para conseguir pontos que são importantes também no tabuleiro pessoal.
 
 

Um comentário:

mundo lúdico disse...

Excelente resumo do jogo, Cacá! Já o comprei, está para chegar. Gosto do estilo, tema, e mecânica dele. Obrigado pela explanação do jogo.